Secti promove seminário para discutir o fortalecimento da cadeia da castanha-do-brasil no Pará
A castanha-do-brasil, um dos produtos florestais da Amazônia mais demandados mundialmente, possui uma relevante cadeia produtiva no Pará, em especial no sudeste do Estado e nos municípios de Óbidos e Oriximiná. Porém, ela carece de uma rede de cooperação articulada entre produtores, empresas e instituições de ensino e pesquisa para melhorar o processo produtivo e a comercialização do produto. Para fortalecer as parcerias em torno da castanha-do-brasil no Pará, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) realizará o seminário “Fortalecendo a governança das cadeias de valor dos produtos da sociobiodiversidade: o caso da castanha-do-brasil da Calha Norte, Pará”.
O evento acontecerá nesta quinta, 13, e sexta-feira, 14, em Óbidos, e conta com a parceria do Instituto de Ciências Geográficas da Universidade Livre de Berlin, do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e da Prefeitura de Óbidos. O seminário tem como objetivo o de analisar coletivamente os problemas, os gargalos e os potenciais da cadeia produtiva da castanha-do-brasil no Estado, para, então, construir uma agenda compartilhada de ações que irão subsidiar a elaboração de um plano estratégico para a cadeia por meio da criação de um comitê de governança do arranjo produtivo local da castanha-do-brasil da Calha Norte.
“Uma grande oficina de trabalho será realizada para construir uma agenda de demandas e necessidades que irão pautar políticas públicas articuladas com o setor acadêmico, com o segmento empresarial e com os produtores locais para viabilizar o fortalecimento da cadeia produtiva da castanha-do-brasil. Com isso, queremos melhorar o processo do armazenamento, do transporte e da coleta do produto por meio de boas práticas, além de promover uma relação mercadológica mais justa entre o setor empresarial e os produtores”, explica o coordenador de arranjos produtivos locais e extensão tecnológica da Secti, Marcial Maciel de Oliveira.
Na ocasião da realização do seminário, serão apresentados os resultados do projeto de cooperação científica entre Brasil e Alemanha chamado SocioBio.net/PUXIRUM, o qual tem como objetivo o de promover e fortalecer parcerias e redes de cooperação para contribuir à implementação do Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade (PNPSB), lançado em 2009 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Programação – O evento contará com quatro mesas de discussão sobre a economia, o manejo, a produção, a comercialização e a industrialização da castanha-do-brasil na Calha Norte, e contará com a participação de pesquisadores da Universidade Livre de Berlin, da UFRA, da UFOPA e de representantes do setor empresarial e de cooperativas de extrativistas locais.
Após a realização do seminário, uma publicação será editada para ser utilizada como referência norteadora das ações futuras para a cadeia produtiva da castanha-do-brasil no Pará, e a Secti atuará no acompanhamento e na viabilização de suporte para as ações previstas no plano estratégico elaborado pelo comitê de governança.
Serviço
Seminário “Fortalecendo a governança das cadeias de valor dos produtos da sociobiodiversidade: o caso da castanha-do-brasil da Calha Norte, Pará”
Realização: 13 a 14 de fevereiro de 2014, na Assembleia Recreativa Pauxis (Praça Barão do Rio Branco, Nº 38, Óbidos).
Texto: Igor de Souza – Ascom Secti