Busca

Notícias

conteúdo principal

Pesquisadora aborda Mostras de Ciência da Secti em monografia

A Mostra de Ciência e Cultura, realizada anualmente pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), foi tema da monografia da graduada em Ciências Naturais da UFPA, Maria Isabel Andrade da Silva. Com o título “A importância das Mostras de Ciência e Cultura para a divulgação e popularização científica no Estado do Pará: as vivências de uma professora em formação”, o trabalho aborda a importância do projeto itinerante ao aproximar o universo da Ciência ao cotidiano dos estudantes paraenses nos municípios onde o evento foi realizado.

 

De acordo com a graduada, o interesse por abordar as Mostras em sua pesquisa se deu pela experiência que ela teve ao fazer parte da equipe do projeto, que é realizado com o apoio de instituições de ensino e pesquisa do Pará, além de organizações governamentais e não governamentais. “Participei de 16 Mostras realizadas pelos interiores do Pará nos anos de 2012 e 2013. A cada atividade desenvolvida nos municípios fui percebendo o quanto as Mostras contribuem para o despertar dos estudantes pela Ciência, e proporciona ao aluno de graduação desenvolver sua autonomia”, afirma a pesquisadora Isabel Andrade.
 
Utilizando-se do método de relato de experiência, Isabel Andrade pôde observar o envolvimento dos participantes com os experimentos expostos nos estandes, o esforço da Secti para manter as Mostras e o comprometimento dos integrantes para desenvolver um trabalho de qualidade. “A Mostra, como politica pública, contribui para aproximar os projetos desenvolvidos dentro das universidades da comunidade escolar, proporcionando aos alunos do ensino fundamental e médio o entendimento dos assuntos ministrados em sala de aula com o auxilio dos experimentos”, explica a pesquisadora.
 
A Mostra – Em 2013, mais de 50 mil visitantes participaram das atividades das Mostras, que passou por 12 municípios paraenses, os quais receberam ações educativas, científicas e culturais. Essas ações são fazem parte da divulgação científica que antecedem e preparam a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
 
Este ano o projeto itinerante homenageia o pesquisador e vice-reitor da UFPA, Horácio Schneider, devido à sua importante trajetória profissional voltada para a pesquisa sobre a evolução de vertebrados em geral e dos primatas, com foco na investigação sobre a genética de populações animais. Estima-se que mais 12 municípios paraenses receberão a Mostra em 2014, com previsão para início das atividades em março deste ano.
 
Texto: Igor de Souza – Ascom Secti