Ilha de Mosqueiro recebe última edição da Mostra de Ciência e Cultura deste ano
A Ilha de Mosqueiro (distrito de Belém) recebe, nesta quarta (20) e quinta-feira (21), a última edição da Mostra de Ciência e Cultura deste ano, que presta homenagem ao antropólogo e historiador paraense Vicente Salles. O evento acontece na Escola Honorato Filgueiras, das 8h às 17h, e conta com uma programação gratuita de palestras, oficinas, seminários e exposições interativas sobre diversos temas da Biologia, Ecologia, Física, Matemática e Química, voltada para o aprendizado de crianças e jovens estudantes.
Mais de 48 mil visitantes participaram das atividades da Mostra neste ano, que percorreu 12 municípios paraenses, como Salinópolis, Terra Alta, Tucuruí, Soure, entre outros. O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com diversas instituições de ensino e pesquisa do Pará, e integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que tem como evento principal em âmbito estadual a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada em outubro deste ano, com mais de 14 mil visitantes nos três dias do evento.
“Todo o esforço conjunto das instituições envolvidas com a Mostra é voltado para um objetivo: levar o conhecimento produzido em âmbito acadêmico aos municípios afastados da capital paraense, com o intuito de colocar no cotidiano dos jovens as perspectivas de transformação atreladas à Ciência, à Tecnologia e à Inovação. Esse é o nosso trabalho e esperamos continuar e melhorar nossas atividades em 2014”, explicou o coordenador de informação e prospecção da Secti, Rodrigo Reis, durante a abertura do evento.
Em Mosqueiro, um dos destaques da programação da Mostra é o seminário “Radiação ultravioleta: efeitos no corpo humano”, ministrado pelo graduando em física da UFPA, Cristovão Silva. “A intenção é discutir sobre alguns mitos sobre os efeitos da radiação ultravioleta na pele das pessoas, tal como o pensamento de que se expor ao sol enquanto se está dentro da água reduz o efeito da radiação no corpo”, explica o estudante.
A programação da Mostra em Mosqueiro continua até às 17h desta quinta-feira, dia 21. Em seguida, uma reunião entre os coordenadores da Secti e os representantes das instituições parceiras será realizada no dia 25 deste mês para anunciar o homenageado do evento em 2014. Estima-se que mais 12 municípios paraenses receberão a Mostra ano que vem, em datas a serem definidas pela Secti.
Texto: Igor de Souza – Ascom Secti