Mostra de Ciência e Cultura faz parada na cidade de Paragominas
Depois do sucesso da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Belém, com mais de 14 mil visitantes, as ações que integram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013 continuam este mês, com a Mostra Vicente de Salles de Ciência e Cultura. Desta vez a edição do evento itinerante acontece na cidade de Paragominas nesta quarta, 6, e quinta-feira, 7, na Escola Municipal Reginaldo Souza Lima.
O evento é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e busca levar ações educativas, cientificas e culturais aos estudantes de diferentes regiões paraenses. “É um privilégio nosso município sediar, pela segunda vez, a Mostra de Ciência e Cultura promovida pelo Governo do Estado, que contribuiu muito para a educação dos nossos jovens alunos com essas ações”, afirmou a secretária municipal de educação de Paragominas, Mosimeire Costa, durante a abertura do evento.
A programação da Mostra em Paragominas conta com 21 palestras, cinco seminários, duas oficinas e uma exposição ao ar livre, que busca ensinar, de forma interativa, sobre sistemas de produção ecológica, astronomia, eletromagnetismo, fenômenos ópticos, saúde bucal infanto-juvenil, entre outros temas. Além disso, o evento fará uma programação extra para os alunos pertencentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com palestras sobre aborto, bulling escolar, gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis.
“É a primeira vez que participo de um evento como esse, que ajuda bastante a diferenciar nosso cotidiano na escola, pois é visualmente mais interessante de se aprender assim. Aqui pude interagir e aprender bastante sobre as transformações que envolvem a energia elétrica, por exemplo”, afirmou a estudante da 4ª etapa do EJA, Maria Meire Lima, ao visitar a exposição ao ar livre do evento.
Todas as atividades da Mostra são gratuitas e viabilizadas com o apoio de instituições de ensino e pesquisa do Pará, além de organizações governamentais e não governamentais, como a Associação Agroecológica Iara, a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA). “Além de colocar em prática o que nós aprendemos em sala de aula, a gente aprende muito com as dúvidas que os estudantes expõem aqui, no contato que fazemos com eles”, explica a graduanda em Ciências Naturais e integrante do Núcleo de Astronomia da UFPA, Jéssica Estácio.
A Mostra em Paragominas continua até às 17h desta quinta, dia 7. Em seguida, a equipe do evento fará a última parada deste ano na ilha do Mosqueiro, no período de 20 a 21 de novembro.
Texto: Igor de Souza – Ascom Secti