Museu Goeldi promove seminário sobre ciência e sustentabilidade
O ano de 2013 é especial para a pesquisa na região norte do Brasil: a Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), base de pesquisas científicas do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), completa 20 anos de existência. Para comemorar esse momento acontece, de 30 de setembro a 4 de outubro, em Belém e na Floresta Nacional de Caxiuanã, o Seminário “Biodiversidade, Inovação e Sustentabilidade – Amazônia e Reino Unido: experiências e oportunidades”. O evento, de nível internacional, reunirá profissionais e pesquisadores brasileiros e do Reino Unido para melhorar o intercâmbio de práticas nas áreas de biodiversidade, biotecnologia, transferência de tecnologia e propriedade intelectual.
A agenda do evento se inicia no dia 30 com reunião da coordenação do evento, pesquisadores brasileiros e britânicos. Já nos dias 1º e 2 de outubro um grupo de especialistas e autoridades discute, na Estação Científica, localizada no município de Melgaço, no Pará, possibilidades de consolidação e expansão da cooperação científica e tecnológica entre os diferentes grupos de pesquisa que atuam em Caxiuanã e o Reino Unido.
No dia 3, às 9 h, acontece a abertura oficial do Seminário no auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico do MPEG, com as boas vindas proferidas pelo Diretor do Museu, Dr. Nilson Gabas Jr. A solenidade de abertura contará com a participação de representante do MCTI e do Secretário de Estado de
Ciência e Tecnologia do Pará, Dr. Alberto Arruda.
Presença e homenagem – Um participante do evento e especial convidado é Sir Ghillean T. Prance, especialista em botânica amazônica, diretor do Jardim Botânico Real em Kew, Londres até 1999, foi responsável britânico pelas negociações para investimento do Reino Unido para instalação da Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn). Ele profere conferência na abertura do Seminário, quando também receberá homenagem do Museu Goeldi.
Selo comemorativo – No dia 3 acontece também o lançamento do selo em comemoração aos 20 anos da ECFPn. Com tiragem de três mil exemplares, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) lançará emissão especial de selos que trás a representação da Floresta Nacional de Caxiuanã sob a perspectiva de Hudson Maik da Silva, idealizador da arte. Inspirado pela poesia da canção “Este rio é minha rua”, de Ruy Barata e Paulo André. Hudson percebeu que “as lindas ruas de águas calmas e espelhadas muradas por bela e vasta vegetação com animais escondidos entre elas” não só representam a base do Museu e a Floresta de Caxiuanã, como a Amazônia em sua completude.
Entre os dias 3 e 4 de outubro se desenrola a programação de conferências, mesas-redondas (link para o texto sobre as mesas-redondas) e painéis em Belém, no auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico do MPEG, com a presença, dentre outras autoridades do Diretor do Museu, Dr. Nilson Gabas Jr, de representante do MCTI e do Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Pará, Dr. Alberto Arruda. Também para a solenidade de abertura, ainda a ser confirmada está a vinda do senhor Richard Banyon, ministro da Agricultura do Reino Unido.
Ciência e setor produtivo - Os participantes do evento vão conhecer experiências bem sucedidas de redes de pesquisas científicas, contribuições para a sustentabilidade global, possibilidades de cooperação em pesquisa, inovação e transferência de tecnologia bem como o papel científico, sustentável e tecnológico das empresas que atuam na Amazônia.
O evento pretende definir projetos conjuntos entre as instituições de Ciência e Tecnologia da Amazônia Oriental e o Reino Unido; criar meios para que haja um maior apoio dos órgãos de C,T & I da Amazônia para as atividades desenvolvidas na Floresta Nacional de Caxiuanã; além de estreitar as relações entre os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e os alunos de pós-graduação e técnicos de empresas que serão capacitados através dos minicursos oferecidos durante o Workshop.
Organizadores e Patrocinadores - O evento é destinado a um público especializado, porém aberto ao público diretamente interessado no assunto e que tenha afinidade como o tema, como: gestores de inovação, empresas, pesquisadores, populações tradicionais interessados em discutir a temática. O Workshop é uma realização do MCTI/MPEG/Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (MPEG, IFPA, UFPA, EMBRAPA, CESUPA, UEPA, UFRA, UFT, UNITINS) e da Embaixada Britânica, e conta com o apoio de inúmeros parceiros. É patrocinado pelo Governo do Estado do Pará, Fundação Amazônia Paraense, PCT Guamá e Banco da Amazônia e apoiado por várias instituições. Entre elas, a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) responsável pela infraestrutura do canal de transmissão da abertura do evento. No dia 3, às 9 horas acesse aqui.
ECFPn - É uma base de pesquisas científicas do Museu Goeldi/MCTI implantada em 1993, na Floresta Nacional de Caxiuanã, no município de Melgaço, no Estado do Pará. Tem por objetivo apoiar estudos científicos sobre a sóciobiodiversidade da Amazônia, além de atividades de educação em ciências e educação ambiental. Na estação são realizados eventos como treinamentos, visitas orientadas, cursos de campo para alunos de graduação e pós-graduação e treinamentos de extensão rural para moradores de Caxiuanã.
Serviço: Seminário “Biodiversidade, Inovação e Sustentabilidade – Amazônia e Reino Unido: experiências e oportunidades”, de 30 de setembro a 4 de outubro, em Belém e Caxiuanã. Cerimônia de abertura no dia 3 de outubro será transmitida a partir das 9 horas. Para acessar clique aqui.
Lançamento do livro Caxiuanã, Paraíso ainda preservado, no dia 3 de outubro, às 18h, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emilio Goeldi.
Texto: Lucila Vilar e Jimena Felipe Beltrão