Programa Navegapará renova acordos de infocentros
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), por meio da Coordenação de Infocentros do Programa Navegapará, está em fase de renovação dos acordos de funcionamento dos espaços públicos de inclusão digital, conhecidos como “infocentros”. Ao todo, 79 infocentros estão com a documentação pendente e têm até o fim do mês de outubro para regularizar a situação.
A Secti já enviou notificações aos Conselhos Gestores destes infocentros para que as entidades atualizem sua documentação junto à Secretaria. O objetivo é manter as parcerias, oficializando as contrapartidas correspondentes aos atores envolvidos. A penalidade para quem não enviar a documentação dentro do prazo determinado é o recolhimento, por parte do Governo do Estado, dos equipamentos e móveis cedidos em comodato.
“Nosso esforço para que as entidades responsáveis por infocentros renovem seus acordos vai ao encontro dos nossos objetivos de contribuir para que os espaços já existentes funcionem com maior qualidade e, assim, possamos expandir o Programa de forma responsável”, justifica Valéria Sousa, da Coordenação de Infocentro/Secti.
O Infocentro ONG Cidadania, de Rondon do Pará, é um dos que já renovou seu acordo com o Navegapará e continuará prestando atendimento à comunidade. “Renovamos o acordo, pois temos todo o interesse em manter nosso infocentro aberto e atendendo bem nossa população”, ressalta Wilson Costa, um dos gestores do espaço. Segundo ele, em seu município uma internet paga chega a custar, em média, R$300,00 por mês. “Pela parceria, o governo estadual paga nossa energia, nos ajuda na manutenção dos computadores e nos fornece gratuitamente o link de internet. Se fossemos pagar pela internet, não teríamos condições de manter nosso espaço, já que somos uma ONG que trabalha com pouquíssimos recursos e dependemos mais da boa vontade e esforço de todos”, destaca. Em dois anos, o Infocentro ONG Cidadania já capacitou 417 usuários, entre crianças e adultos.
Para manter plenamente as atividades dos infocentros os gestores dos espaços podem enviar a documentação para o endereço: SECTI - Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Av. Presidente Vargas, 1.020. Campina. CEP 66017-000. Belém-Pará. Mais informações pelos telefones (91)4009-2504/4009-2567 ou pelo e-mail navegaparainfocentro@gmail.com.
Clique aqui e confira as entidades que foram notificadas com pendência de documentação.
Ana Carolina Pimenta - Ascom Secti
Foto: Rodolfo Oliveira - Ag. Pará