Busca

Notícias

conteúdo principal

Infocentros serão regularizados e revitalizados em Santarém

Representantes da Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) participaram, na manhã desta quinta-feira (5), em Santarém, na região do Baixo Amazonas, de uma audiência pública que debateu a situação dos infocentros existentes na cidade, e o serviço de internet oferecido pelo programa Navegapará. Arlene Siqueira, gerente de Produção e Serviços da Prodepa, informou que os infocentros do município serão revitalizados. Raimundo Viegas, coordenador de Infocentros, da Secti, informou que os espaços também serão regularizados, para que os projetos de inclusão digital tenham continuidade.

 

“Dos 12 infocentros que existem em Santarém, um está parado por estar em obras, e outro está sendo reorganizado para funcionar em convênio com o governo municipal. Estamos esperando a documentação das unidades que ainda não enviaram, para iniciarmos a contratação dos bolsistas que vão ajudar a manter os infocentros”, explicou Raimundo Viegas.
 
Presentes à audiência pública, requerida pela vereadora Ivete Bastos (PT), o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Henderson Pinto (DEM), representantes de Infocentros e de associações de bairros, Jorge Hamad, da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) e o advogado Edvaldo Feitosa, que representou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
 
De acordo com Arlene Siqueira, três problemas foram identificados em Santarém – comunicação de dados lenta, interrupção do serviço e falta de manutenção dos computadores dos infocentros. Sobre a lentidão, a representante da Prodepa disse que Santarém cresceu além das expectativas, gerando a necessidade de aumentar a potência do sinal. Ela também destacou que a cidade sofre com o “furto” do sinal por terceiros, que se beneficiam da internet gratuitas para fins particulares.
 
“Santarém ultrapassou a expectativa de uso. Temos 20 megabits, que já não suficientes. Vários órgãos do governo do Estado foram implantados aqui, e o uso pela população cresceu bastante. Além disso, temos o que chamados de poluição da frequência de sinal do rádio, que provoca lentidão e baixa do sinal”, explicou. “Para resolver o problema, já está sendo trabalhada a entrada de fibra óptica e a instalação de outros equipamentos, para estabilizar o sinal. O governo já está realizando a licitação para adquirir os equipamentos”, acrescentou Arlene Siqueira.
 
De acordo a representante da Prodepa, a indisponibilidade do serviço já ocorreu três vezes este ano, devido a acidentes provocados por caminhões e tratores, que arrebentam os cabos ou quebram os postes de distribuição. “Atos de vandalismo e acidentes provocados diretamente na Eletronorte, como rompimento de fibra ou componente com mau funcionamento. Este ano já tivemos três rompimentos causados por passagem de caminhão ou trator. A recomposição é demorada”, ressaltou ela.
 
Novo contrato - Sobre a manutenção dos computadores, a Prodepa informou que havia alguns problemas administrativos, que já foram sanados, e desde julho o serviço está sendo retomado nos 200 infocentros do Estado. “Tínhamos um problema operacional, a manutenção do contrato. Foi assinado em julho um novo contrato, com outra empresa. Estamos realizando a manutenção preventiva dessas máquinas. Fizemos primeiro a identificação dos problemas, e ver os componentes que precisavam de substituição. Com o início dessa manutenção, a gente espera minimizar os problemas que essas máquinas vêm sofrendo, principalmente pelo tempo que estão sendo utilizadas. A gente sabe que, em tecnologia, dois anos representam muito tempo, e esses equipamentos são de 2008”, frisou Arlene Siqueira.
 
Raimundo Viegas disse que, quando for concluída a regularização dos infocentros, com o envio da documentação solicitada pela Secti, os serviços serão retomados e os monitores contratados. “A Secretaria aguarda a documentação pedida aos infocentros. Em Santarém, são 12”, informou. Ele anunciou que há um estudo para aumentar novos pontos ou capacidade dos atuais.
 
Os editais com os pré-requisitos para que órgãos e entidades possam fazer parte do programa e para seleção de novos monitores já estão disponíveis no site da Secti - www.sectet.pa.gov.br. São três modalidades. A Secti abrirá, ainda em setembro, em parceria com o Banco do Estado do Pará (Banpará), um novo edital para seleção de bolsistas para os infocentros que estão sem instrutores.
 
O vereador Henderson Pinto pediu que os encaminhamentos sejam postos em prática pela Secti e Prodepa. “A inclusão digital já faz parte de nossa realidade, e temos somente que avançar cada vez mais neste setor”, ressaltou.
 
Texto: Alailson Muniz - Secom
Foto: Rodolfo Oliveira /AG. PARÁ