Busca

Notícias

conteúdo principal

Infocentros abrem oportunidades para a população

“A pessoa chega aqui com o objetivo apenas de aprender informática, mas acaba saindo com um conhecimento muito mais amplo e com todos os seus direitos de cidadão”, afirma Alexandre de Jesus, diretor do Infocentro da Estação Cidadania Jurunas. O serviço de informática oferecido no espaço tem atraído centenas de moradores de um dos bairros mais populosos de Belém.

 
Desde a implantação da Estação Cidadania, inaugurada em 6 de julho de 2011, pelo governador Simão Jatene, mais de 800 alunos já foram formados nos cursos de informática básica oferecidos pelo infocentro. As aulas são gratuitas e o curso tem duração de três meses. “O mais interessante das aulas é que além de participar do curso de informática, os alunos acabam sendo inseridos em um contexto muito mais amplo, pois, descobrem através da informática um leque de oportunidades”, explica o coordenador.
 
Desempregada, Eliza da Silva, 26 anos, fez o curso completo e descobriu uma nova possibilidade para ir em busca de emprego. “Eu não sabia que podia cadastrar meu currículo pela internet. Depois que eu concluí o curso passei a perceber que hoje em dia as empresas até preferem receber o currículo pela internet porque é muito mais prático. Já fui chamada para duas entrevistas e tenho certeza de que vou conseguir encontrar o tão sonhado emprego que procuro”, conta Eliza.
 
O coordenador da Estação Cidadania no Jurunas ressalta também que não são apenas os jovens que se interessam pelas aulas de informática. “Temos uma procura muito grande de idosos interessados em aprender informática. Nós percebemos que eles levam muito a sério e se dedicam bastante nas aulas. Sentimos uma diferença enorme entre como eles entram e de como saem daqui após o curso”, diz Alexandre.
 
Além da Estação Cidadania no Jurunas, existem outros 178 infocentros do Programa de Inclusão Digital NavegaPará espalhados em todo o território paraense. E a previsão é de que esse número aumente. Até o dia 30 de setembro deste ano, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PA), coordenadora do programa em parceria com a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), seleciona propostas para implantação de novos ifocentros.
 
Órgãos públicos municipais e entidades do terceiro setor sem fins econômicos poderão apresentar propostas para a implantação de novos infocentros. Ao todo são mais de 130 vagas divididas em duas modalidades, de acordo com os editais já divulgados pela secretaria.
 
Para serem selecionadas, as instituições participantes deverão apresentar algumas contrapartidas, como a manutenção dos espaços, a garantia de acesso a todas as pessoas da comunidade interessadas em participar das atividades e o atendimento ao público, com o auxílio de monitores, em horários que permitam o máximo uso pela população.
 
É permitida a formação de parcerias entre as instituições participantes e setores privados ou públicos, no intuito de potencializar as atividades dos infocentros. As propostas podem ser enviadas ou protocoladas na sede da Secti, juntamente com toda a documentação jurídica exigida nos editais. As análises, avaliações e seleções das propostas funcionarão em sistema de fluxo contínuo até dezembro deste ano.
 
 
Texto: Bruna Campos - Secom
Foto: Rodolfo Oliveira