A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Ação Social Integrada do Palácio do Governo (Asipag), inaugurou nesta sexta-feira (12), um novo infocentro do Programa Navegapará. O espaço de inclusão digital fica situado na sede da Asipag, no bairro da Pedreira, e pretende atender comunitários e representantes do terceiro setor.
Pela parceira envolvendo Secti, Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), Banpará e Asipag, a população poderá freqüentar livremente o infocentro e se beneficiar dos cursos de capacitação em informática e de outros serviços gratuitos. As primeiras duas turmas do curso de Informática Básica já estão formadas e serão capacitadas a partir da próxima segunda-feira (15). As inscrições para novas turmas já estão abertas.
A Secti foi responsável pela concessão dos computadores, mobiliário e pela infraestrutura necessária para que as máquinas sejam conectadas à rede de banda larga do Navegapará. “Esperamos ampliar a parcerias com outras instituições e, desta forma, proporcionar a inauguração de mais espaços como esses em todo o estado”, destacou Rosyane Rodrigues, coordenadora de infocentro do Navegapará/Secti.
O presidente da Prodepa, Theo Pires, ressaltou que o espaço inaugurado pertence à comunidade. “Que a população do entorno possa aproveitar dos benefícios que o acesso ao uso das tecnologias e da internet pode oferecer”.
O titular da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Heitor Márcio, também participou da inauguração e felicitou a iniciativa como um importante passo rumo à redução da desigualdade, por meio da inclusão digital e cultural.
A líder comunitária Stela Cruz, da Comunidade Cristo Redentor, saudou o novo espaço e enfatizou que ele pode ser muito importante para promover a integração entre as comunidades. Segundo ela, a capacitação em informática permitirá que muitos comunitários possam se unir e trocar experiências por meio da internet.
Para Carmen Lúcia do Carmo, presidente da Asipag, a implantação do infocentro social vai ao encontro dos projetos priorizados pelo órgão, que é o de apoiar e promover o aumento da capacitação das lideranças multiplicadoras e do terceiro setor. “Sem apoio à capacitação dos comunitários, não há como promover o desenvolvimento social”, finalizou a anfitriã.
Ao final do evento, houve uma aula inaugural para os primeiros alunos do infocentro, comunitários representantes dos seguintes bairros: Pedreira, cabanagem, maracanã, Parque Guajará, Sacramenta, Montese, Marco, Coqueiro, Campina e Águas Negras.
Texto: Ana Carolina Pimenta - Ascom Secti