Escola estadual de Marabá é a 200ª incluída no Navegapará
A Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Geraldo Mendes de Castro Veloso, localizada em Marabá, sudeste paraense foi incluída na manhã desta quinta-feira 11, no Navegapará, maior programa de inclusão digital do Brasil, servindo de modelo para outros estados. O evento de implantação da internet banda larga registrou a marca de 200 escolas estaduais ligadas ao programa.
Ana Júlia Carepa conversou com os alunos, que ocuparam os 25 computadores da sala de informática e também, por meio de vídeo-conferência, com alunos das Escolas Professor Eduardo Lauande, de Marituba, e Mário Andrade, de Belém.
Pela internet, a governadora também conversou com a secretária Iracy Gallo, que estava na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Ana Júlia Carepa perguntou à secretária se ela já percebia mudanças significativas desde a implantação do programa na rede estadual de ensino. Iracy disse que sim e destacou a importância do processo de continuidade da educação, por meio da visitação de sites e da utilização das ferramentas virtuais. Gallo ressaltou ainda que não só os alunos foram beneficiados, mas os professores, ténicos e toda a comunidade, já que eles podem receber, por meio de uma parceria com o Ministério da Educação, cursos de formação e aperfeiçoamento.
“É motivo de alegria para nós. Fomos ousados ao pensar neste programa, pois estamos vendo que já é uma referência para o Brasil”, comemorou a governadora. Para ela, além da melhoria da qualidade de ensino, da possibilidade de capacitação de trabalhadores, o programa destaca-se por ajudar a união e o desenvolvimento de um Estado com as dimensões do Pará.
Até fevereiro do ano que vem, cerca de 2 milhões de pessoas estarão sendo atendidas pelo programa, que utiliza a junção da fibra ótica com o sinal de rádio (wi-max), promovendo geração de emprego e desenvolvimento.
Motivação - Gilvanete Lopes Feitosa, diretora da escola de Marabá, parabenizou a persistência e o empenho da governadora e destacou que, mais do que a boa infra-estrutura da escola, a chegada do Navegapará representa a certeza da melhoria na abrangência e na qualidade do ensino.
A Geraldo Veloso possui pouco mais de 1.400 alunos matriculados. Lucas Resplande, de 11 anos e cursando a quinta série, é um deles. O estudante ensina a importância da navegação virtual. “Vai melhorar muito para a gente. Vamos ver mapas, aprender mais sobre a nossa cidade e saber mais sobre política”.
Murilo Jennings, de 15 anos, cursa a 8ª série da escola e falou da satisfação de poder usufruir do “acesso mais rápido e direto à informação”. “Eu vou ganhar mais conhecimento e mais cultura”, completou.
Amiga de turma do estudante, Regiane Silva Ribeiro, que elogiou a iniciativa de mostrar a conversa on-line para os alunos da escola, contou que a motivação para assistir as aulas de informática é muito maior agora.
As vídeo-conferências são importantes nesse processo, destacou a governadora, já que facilitam o acesso à educação e representam a garantia de redução de custos. Os alunos conheceram ainda o portal do governo do Estado www.pa.gov.br A vídeo-conferência entre as três escolas foi transmitida para todas unidadesligadas ao programa Navegapará, por meio dos sites www.navegapara.pa.gov.br, www.prodepa.pa.gov.br e www.seduc.pa.gov.br
O programa - Renato Francês, presidente da Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) informou que até 2012 serão investidos R$ 50 milhões no programa, sendo que até o final do primeiro semestre de 2009, 53 municípios serão atendidos, englobando os eixos oeste, nordeste e sudeste (até Bragança) do Estado. Interligar pessoas e órgãos públicos está entre os principais objetivos do programa, que inclui os Infocentros (abrigados em entidades do terceiro setor), a Metrobel (que inclui Belém e Região Metropolitana) e as Cidades Digitais.
No alcance das Cidades Digitais, as pessoas podem acessar de graça internet sem fio, por meio de torres que emitem o sinal e permitem que todos sejam atendidos. Até fevereiro de 2009, 15 Cidades Digitais serão implantadas no Estado, abrangendo 70% da população paraense.
Francês informou ainda que o 40º infocentro será lançado este mês e até 2010 a previsão é de que 300 infocentros estejam funcionando em todos os municípios paraenses.
Além dos computadores da sala de informátrica, todos os computadores da Escola Geraldo Veloso foram incluídos no programa. A governadora descerrou a placa na entrada do colégio, onde foi recebida com banda musical e o carinho de alunos, professores e comunidade, que fez fila para fotografar ao lado da chefe do Executivo. Para encerrar a programação, Ana Júlia Carepa falou mais aos presentes na quadra da escola, onde assistiu às apresentações de banda de música e de ginástica rítmica.
Por Luciane Fiuza - Secom
Fotos: Eunice Pinto - Ag Pa