Busca

Notícias

conteúdo principal

Edital sobre melhoramento da cadeia do açaí - Interessados podem submeter propostas até 20/05

Mesmo sendo fonte de renda para muitas famílias, o açaí é uma fruta que possui obstáculos em sua comercialização, como sua característica altamente perecível e problemas higiênico-sanitários em seu manejo e conservação. Buscando melhorar o processo e a qualidade da fruta para o consumo da população, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação Amazônia Paraense (Fapespa) lançam o edital “Apoio ao Desenvolvimento de Rede de Pesquisa em Fruticultura Tropical: Melhoramento da Cadeia do Açaí”.

 

Componente do Programa Redes de Pesquisas para o Desenvolvimento Sustentável, o Edital objetiva apoiar financeiramente atividades integradas de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, mediante a seleção de propostas que contribuam para o desenvolvimento e consolidação da cadeia produtiva do açaí no Pará, considerando dois eixos prioritários: “Métodos rápidos ou alternativos para o monitoramento da qualidade do fruto e suco de Açaí” e “Métodos rápidos ou alternativos para o monitoramento do Trypanosoma cruzi”.

 

O foco das ações previstas do Edital está em consonância com Programa Estadual de Qualidade do Açaí, desenvolvido pelo Governo do Estado com o objetivo de estabelecer procedimentos higiênico-sanitários para a manipulação e comercialização da fruta, garantindo a qualidade por meio de fiscalização, inspeção, monitoramento e educação continuada nos diversos segmentos de sua cadeia produtiva.

 

Para a viabilização de seus objetivos, o Edital prevê o investimento de R$650 mil reais para financiar bolsas de diversas modalidades, compra de equipamentos e materiais permanentes, custear passagens e despesas com locomoção, diárias, materiais de consumo e serviços de terceiros com pessoa física e jurídica.

 

Inscrição – As propostas submetidas devem ser compostas por, no mínimo, duas instituições (públicas ou privadas) que tenham atuação na área abordada pelo Edital, sendo obrigatória a participação de cinco pesquisadores doutores e a localização no Pará da instituição sede do projeto. Cada proposta inscrita deverá agregar subprojetos complementares e articulados com o seu objetivo geral, de modo a caracterizá-la como uma rede de pesquisa. Os interessados têm até 20 de maio deste ano para submeterem suas propostas por meio do sistema on line da Fapespa.

 

Para acessar o formulário eletrônico de submissão das propostas e para obter mais informações sobre os critérios e detalhes da estrutura dos projetos, confira o edital completo no site: http://www.fapespa.pa.gov.br/.

 

Texto: Igor de Souza – Ascom Secti