Município de Bujaru recebe Mostra de Ciência e Cultura Vicente Salles
Conhecer os planetas e as estrelas, construir foguetes com garrafas plásticas, saber tudo sobre aquecimento global, bullying e agroecologia. Diferentes assuntos inseridos em uma única iniciativa: é a Mostra de Ciência e Cultura, projeto itinerante que inicia suas atividades deste ano no município de Bujaru, com ações educativas, científicas e culturais realizadas hoje e amanha, dia 20, na Escola Estadual D. Mário de Miranda Vilas Boas.
Coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PA), a Mostra faz parte das ações de divulgação científica que antecedem e preparam a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento anual do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Em 2013, a Mostra presta homenagem ao escritor e antropólogo paraense Vicente Salles, que, em sua memorável trajetória, publicou diversos livros que retratam aspectos culturais e históricos da região amazônica.
Na cidade de Bujaru, que recebe pela primeira vez a Mostra, mais de cinco mil alunos são esperados nos dois dias da realização do evento, que também conta com a participação da comunidade local e de estudantes da zona rural do município. “Muitos alunos moram no espaço rural e não possuem condições de se deslocarem até a capital, por exemplo, para participar de uma atividade como esta. Então, esta é uma excelente oportunidade para enriquecer o conhecimento deles com a troca de saberes e experiências”, ressaltou a Presidente da Câmara Municipal de Bujaru, Rosiléia Guimarães, durante a abertura da Mostra.
Ao todo, são 13 palestras, 07 seminários e 04 oficinas voltadas para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, além das diversas exposições abertas ao púbico geral. “Mitologia das constelações”, “Bullying e seus perigos no ambiente escolar” e “Como fazer uma horta com pouco espaço” são algumas das atividades que aconteceram no primeiro dia do evento, sob responsabilidade de instituições paraenses como Centro de Ciências e Planetário do Pará, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal Rural da Amazônia, entre outras.
“O que mais me chamou a atenção hoje foi mexer nos telescópios e no microscópio, onde eu pude ver uma célula da cebola. Recebi, também, uma explicação sobre como cuidar bem dos alimentos para uma alimentação saudável. Fiquei maravilhada com tudo isso”, afirma a estudante Jainara Viana, de 18 anos, que está cursando o 2º ano do Ensino Médio.
Já o graduando em Física, Márcio Santos, do Núcleo de Astronomia da UFPA, ressalta a importância do projeto itinerante para a sua vida acadêmica: “isso aqui é uma experiência única que nós temos para expor nossos conhecimentos de tudo que aprendemos na universidade. Além disso, nós aprendemos muito com os moradores, porque é uma realidade nova e diferente para nós, que moramos na capital”.
Em Bujaru, as atividades da Mostra encerram-se amanhã, dia 20, às 17h. Em seguida, o projeto itinerante segue para os municípios de Barcarena e Terra Alta no mês de abril, finalizando suas ações do primeiro semestre deste ano no município de Moju, em junho.
Texto: Igor de Souza – Ascom Secti