Secti participa da elaboração do Plano de Ação em CT&I na Amazônia
Nesta quinta-feira, dia 14, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PA) participará da oficina de trabalho do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), com o objetivo de discutir propostas que irão auxiliar na elaboração do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia (PCTI/Amazônia). O Pará é o quarto estado a receber a oficina, a qual já passou pelos estados de Mato Grosso, Maranhão e Amapá.
A dinâmica acontecerá no Centro de Tecnologia da Eletrobrás Eletronorte e marca a primeira rodada de trabalho do CGEE, que está percorrendo os nove estados que compõe a Amazônia para ouvir sugestões de representantes do governo, das universidades e do setor empresarial.
No período da manhã, serão apresentados e debatidos os princípios para a elaboração do PCTI/Amazônia. À tarde, grupos compostos por representantes de instituições diversas serão organizados em três eixos de discussões: Infraestrutura física e institucional (Grupo 1), Formação, atração e fixação de recursos humanos (Grupo 2) e Consolidação e expansão de polos de inovação regional (Grupo 3).
Ao término das discussões, serão escolhidas, de cada grupo, as cinco propostas e ideias mais relevantes para auxiliar a consolidação geral do PCTI/Amazônia, prevista para ser apresentada em outubro deste ano. Após o estado do Pará, o grupo de trabalho do CGEE segue para os estados de Rondônia e Acre, encerrando a primeira rodada de consulta no estado do Amazonas, em abril.
Plano - O PCTI faz parte da agenda para Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia, no triênio 2013-2015, complementar às agendas de fomento à CT&I realizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A sua aplicação total deve acontecer nas próximas duas décadas, e tem por finalidade inserir a região em uma matriz de desenvolvimento sustentável, baseada na economia verde. A coordenação técnica do Plano é do CGEE, que completou 10 anos de existência ano passado como uma organização social supervisionada pelo MCTI, com ações voltadas para a gestão e estudos estratégicos em CT&I.
Texto: Igor de Souza – Ascom Secti