Busca

Notícias

conteúdo principal

Secti terá apoio do CNPq para ampliar programa de pesquisa

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sinalizou positivamente quanto a integrar o Programa Estadual Redes de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é estabelecer redes de pesquisas cooperativas, intra e interinstitucionais, que possam contribuir para a consolidação de cadeias produtivas estratégicas para o estado, como açaí, cacau e plantas medicinais.
 
De acordo com o titular da Secti, Alberto Arruda, o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, se interessou bastante pelo Programa e analisa formas de contribuir. “Provavelmente, o CNPq atuará na concessão de bolsas que serão incorporadas aos editais”, explica o secretário. Em março, será formado um grupo de trabalho envolvendo representantes da Secti e técnicos do CNPq para discutir como se dará o aporte de bolsas.
 
Em 2013, a Secti, com apoio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa), lançará três editais públicos para seleção de propostas de pesquisa, com ênfase, num primeiro momento, nas seguintes áreas: Plantas Medicinais e Fitoterápicos; Fruticultura Tropical; Software. Outros editais para formação de redes de cooperação científica estão previstos para 2014.
 
Texto: Ana Carolina Pimenta - Ascom Secti