Busca

Notícias

conteúdo principal

Secti participa da abertura do Consegi

Na tarde da última quarta-feira, 05, foi aberto oficialmente o V Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi). A cerimônia de abertura contou com a participação do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alex Fiúza de Mello, do presidente da Serpro, Marcos Mazoni, e do Ministro da Defesa, Celso Amorim. Durante a solenidade, as autoridades destacaram a importância da colaboração entre instituições e países para que tecnologias da informação e comunicação cheguem aos cidadãos.

 

O presidente do Serpro, Marcos Mazoni, agradeceu o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e destacou a importância da governança utilizar a tecnologia para se fazer presente no cotidiano dos cidadãos. “Nossos governantes precisam ter a convicção das potencialidades e utilização do software livre e da mobilidade digital para o desenvolvimento de soluções que possam melhorar a vida das pessoas no futuro”, ressaltou.

 

Pela primeira vez o Consegi acontece fora de Brasília e este fato foi destacado pelo titular da Secti, Alex Fiúza de Mello, que reconheceu a importância da descentralização do evento para promover o desenvolvimento regional nas áreas da ciência e da tecnologia. “Isso mostra o esforço do Governo em inovar e ampliar o conhecimento para que nós mesmos possamos desenvolver tecnologias que ajudem no crescimento tecnológico da nossa região. Investir em C&T é reduzir desigualdades, é gerar mais empregos, é melhorar a qualidade da educação e ampliar a capacidade de governança”, defendeu o secretário.

 

O ministro da Defesa, Celso Amorim, também participou da abertura oficial, e falou sobre a relação do Ministério com o evento. "Cabe ao Ministério da Defesa defender a Amazônia, não só no sentido militar, mas também em aspectos amplos, como na proteção da inteligência e do conhecimento nacional", enfatizou o ministro.

 

A abertura oficial do V Consegi contou ainda com a participação de Carolina Cosse, presidente da Antel, empresa pública de telecomunicações do Uruguai, o país homenageado nesta edição do evento. Carolina Cosse falou sobre os investimentos do país no setor. Um dos exemplos é o projeto socioeducativo Ceibal, que prevê a entrega de um laptop para cada criança em idade escolar e para os professores da rede pública de ensino. "Oferecer internet gratuita para a população é um compromisso constante do governo uruguaio”, garantiu.

 

Desde segunda-feira, 03, o V Consegi movimenta o Hangar com cerca de 50 oficinas gratuitas abertas ao público, mais de 90 palestras, debates e mesas-redondas, além de um espaço para demonstrações de invenções tecnológicas criadas por estudantes e pesquisadores do Pará e de todo o país.

 

Raphael Freire – Ascom/Secti