Busca

Notícias

conteúdo principal

Brasil é um dos países que mais investe na garantia da qualidade de software

O Brasil é um dos países que mais investe em garantia de qualidade para o desenvolvimento de software e aplicações. A afirmativa de  Kival Chaves Weber, coordenador geral do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software (PBQP), durante o Encontro da Qualidade e Produtividade em Software, que encerra nesta sexta-feira (23/11) em Belém (PA), é baseada no estudo “World Quality Report”, realizado em 2010, que mostra que a maioria das empresas brasileiras (56%) aumentou substancialmente seus investimentos nessa modalidade de análise enquanto que nos mercados da Europa e América do Norte os orçamentos destinados à garantia de qualidade para o desenvolvimento de software e aplicações se mantiveram relativamente estáveis naquele ano.

 

A pesquisa foi realizada pela Capgemini, empresa de consultoria e serviços de terceirização e tecnologia, pela Sogeti, divisão de serviços profissionais da companhia, e a HP, que analisa o estado de qualidade das aplicações e práticas de teste em vários segmentos da economia em todo o mundo. O Brasil ficou em segundo lugar, atrás da China, com 83%, no ranking de investimentos para esta modalidade. Entre as razões para esse crescimento, o estudo aponta o surgimento de novas tecnologias, tais como serviços baseados em nuvem, que têm gerado a necessidade por rigorosos testes e controle de qualidade de aplicações para garantir a qualidade e minimizar riscos. Neste contexto, o Programa de Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS.BR), implantado em 2004, destaca-se como o principal investimento para garantir um modelo de gestão de qualidade para o setor.

 

MPS.BR - Entre os principais resultados e benefícios do Programa  MPS.BR, apresentados por Kival Weber, estão a difusão e adoção do modelo em todas as regiões do Brasil, em países da América Latina (Colômbia, México e Peru) e no Caribe; a capacitação de 5.200 profissionais, incluindo cursos presenciais e a distância; 407 avaliações MPS publicadas, sendo que 70% correspondem à performance de micro, pequenas e médias empresas e 30% correspondem a grandes organizações. “Este resultado mostra como o modelo, que envolve governo, indústria e universidades, se adapta às necessidades das empresas dos mais diversos portes, atendendo aos dois mercados”, comenta Kival Weber.

 

Durante dois dias, o Encontro da Qualidade e Produtividade em Software reúne empresários, representantes de instituições governamentais e da academia na área de software, que estão discutindo desafios e novas perspectivas para o desenvolvimento de software na região norte. O evento é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com  parcerias locais da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá.

 

Texto: Solange Campos - Ascom PCT Guamá