Secti e Setur assinam acordo para incrementar turismo regional
A Secretaria de estado de Turismo (Setur) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) assinaram, nesta quinta-feira (20), o acordo de cooperação técnica com vistas ao fomento de novas práticas para a concepção de produtos turísticos no Pará, visando ao fortalecimento do turismo regional.
De acordo com o convênio, serão criados grupos de trabalho com representantes das duas secretarias e de outros setores estratégicos para desenvolverem projetos voltados a um turismo mais competitivo, dentro das potencialidades que a região amazônica tem a oferecer. O Plano Estratégico de Turismo e a Política de Inovação em Turismo serão os documentos que fornecerão o aporte conceitual necessário à construção dos projetos.
“O conhecimento científico e o contato com a academia são importantíssimos para consolidar um turismo inovador e sustentável em nosso estado. O apoio da Secti poderá nos ajudar a alcançar esse objetivo”, destaca Adenauer de Oliveira Góes, titular da Setur.
Para Alex Fiúza de Mello, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Pará é o estado da Amazônia com maior potencial para o desenvolvimento turístico e somente uma ação integrada será capaz de transformar as riquezas naturais locais em vantagens competitivas no setor. “O mundo quer conhecer a Amazônia. Precisamos oferecer a infraestrutura necessária para atender esta demanda”.
Também estiveram presentes na solenidade representantes dos setores de bares, restaurantes, agências de viagem e outras atividades ligadas ao turismo. Na ocasião, eles enfatizaram a importância da parceria e elogiaram a iniciativa do Governo do Estado de criar uma secretaria destinada ao turismo, focada na necessidade de envolver e integrar agentes estratégicos.
Texto: Ana Carolina Pimenta - Ascom Secti