Busca

Notícias

conteúdo principal

Mostra Camillo Vianna encerra atividades do primeiro semestre

A oitava parada Mostra Camillo Vianna de Ciência e Cultura teve início hoje, 28, no município de Abaetetuba. Os visitantes puderam conhecer diversas atividades e saber como a ciência e a tecnologia estão presentes no seu dia-a-dia. O evento continua até amanhã, sexta-feira, na Escola Bernardino Pereira de Barros.

 

No primeiro dia do evento, a programação foi diversa e agradou aos mais diferentes gostos. Os visitantes puderam participar de uma oficina na qual aprenderam a produzir experimentos físicos de baixo custo e verificar como essa ciência se aplica no cotidiano de todos nós. “Foi muito bacana ver que com uma simples lata, parafuso, elástico, vela e outras coisas a gente aprende física. Quando estudo nos livros, eu nem aprendo direito, parece que é mais difícil. Desse jeito não, nem parece física”, comenta Tamires Coelho, estudante do 1º ano do ensino médio da Escola Basílio de Carvalho. 

 

Um dos grandes problemas sociais que os jovens de Abaetetuba sofrem é o grande consumo de entorpecentes, seja nas ruas ou nas escolas. Pensando nesta situação, a Mostra realiza no município uma série de palestras sobre prevenção ao uso de drogas voltadas ao público infanto-juvenil. As atividades objetivam conscientizar esses jovens quanto aos riscos e consequências que as drogas causam na família, no rendimento escolar e nas relações cotidianas. “Eu tinha alguns amigos que abandonaram ou foram expulsos da escola por causa das drogas. Era muito bom eles estarem aqui. Eu já sabia que as drogas não são nada boas, mas agora vi que não fazem mal só para as pessoas que usam, mas também pros pais, amigos, no namoro”, expõe Marcos Pereira, aluno do última ano do ensino médio da Escola Terezinha de Jesus Ferreira.

 

A reciclagem e preocupação com o meio ambiente também são incentivadas na Mostra. Amanhã será ministrada uma oficina sobre a produção de imãs de geladeira com sementes de guaraná, girassol, coentro, além de grãos. Os participantes terão a oportunidade de aprender a importância da apropriação consciente de recursos naturais. “Nosso objetivo é mostrar aos alunos que materiais que aparentemente não tem muita utilidade, podem ser reaproveitados para confecção de objetos de decoração, bijuteria e outros acessórios”, explica Elesandra Araújo, membro da Associação Agroecológica IARA.

 

Além de palestras, oficinas e minicursos, a Mostra Camillo Vianna também apresenta uma exposição com diversos estandes, onde os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre física mecânica, eletromagnetismo, era espacial, educação ambiental, animais peçonhentos, astronomia e muito mais.

 

Balanço

Desde o mês de março, a Mostra Camillo Vianna vem percorrendo diferentes localidades no estado do Pará. O evento passou pelos municípios de Marabá, Conceição do Araguaia, Soure, Terra Alta, Capanema, Paragominas, Moju e Abaetetuba, apresentando dezenas de atividades científicas e culturais de importantes instituições de ensino e pesquisa da Amazônia Oriental.
 
Para o Diretor de Ciência e Tecnologia da Secti, Geraldo Narciso, este ano, as expectativas foram superadas e o balanço do primeiro semestre é positivo, principalmente em relação ao público visitante. “O público total das oito Mostras realizadas até agora foi de mais de 35 mil pessoas. Esses números são interessantes porque mostram que existe uma necessidade muito forte de ações no interior do estado e que parte dos municípios paraenses tem todo o interesse em receber projetos de difusão e popularização da ciência”, destaca.
 
Durante o período das férias escolares, a Mostra dará uma pausa nas suas atividades e retornará a partir do segundo semestre, quando visitará outros municípios paraenses dando continuidade as ações de difusão e popularização da ciência no estado.
 
Raphael Freire – Ascom/Secti