Monitores de infocentros do Navegapará são capacitados em Santarém
Durante cinco dias, 20 monitores de infocentros e agentes de inclusão digital do município de Santarém participaram de uma formação técnica e pedagógica para aprimorarem suas atividades desenvolvidas nos infocentros. A capacitação aconteceu no período de 28 de maio a 01 de junho e foi ministrada por técnicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa).
Os monitores receberam treinamento de informática básica, o que inclui treinamento sobre desenvolvimento de sistemas e sites na linguagem PHP, HTML e Drupal, além de noções acerca da infraestrutura e rede de computadores. As novidades desta capacitação foram os módulos de produção de vídeos e construção de blogs e redes sociais. O estudante Jonas Jati, 14, já havia recebido o treinamento de informática básica e após a capacitação no módulo avançado passou a ter novas experiências no infocentro da Casa Brasil. “Antes eu era só usuário. Depois fiz os cursos de capacitação e hoje eu sou um colaborador do infocentro. Ministro algumas aulas e ensino aqueles que hoje estão no mesmo lugar que eu e querem aprender”, comenta o jovem orgulhoso pelo seu progresso.
No último dia da capacitação, 01, os monitores capacitados reuniram-se com os gestores dos infocentros onde atuam para participarem de um Fórum onde puderam conhecer um pouco mais sobre o Navegapará. A coordenadora do Programa esteve presente no evento e ressaltou a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido no município. “Os infocentro implantados em Santarém são um exemplo de organização e desenvolvimento de atividades em prol da inclusão digital da comunidade. Esperamos que com o Edital lançado em parceria com o Banpará, mais monitores sejam contratados para atuarem nos infocentro em Santarém”, destacou Monica Braga, coordenadora de infocentros do Programa Navegapará.
Os gestores presentes aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas com a equipe da Secti e da Prodepa sobre como conduzir um infocentro e no enfrentamento de situações adversas. Ao final do Fórum, os monitores receberam o certificado da capacitação das mãos de seus gestores e dos técnicos que ministraram o treinamento.
Raphael Freire – Ascom/Secti