Paragominas recebe a Mostra de Ciência e Cultura
A Mostra Camillo Vianna de Ciência e Cultura faz sua sexta parada no município de Paragominas, a 311 km de Belém. O primeiro dia do evento aconteceu nesta quinta-feira, 24, e agradou a diferentes tipos de públicos. A programação do evento apresentou uma parte da produção científico-acadêmica de importantes instituições de ensino e pesquisa do estado.
Os estudantes interessados em conhecer um pouco mais sobre o meio-ambiente puderam assistir a palestras sobre a utilização de energia limpa para promover a sustentabilidade da Amazônia, plantas medicinais, além de participarem de uma oficina que ensinou a fazer um espiral de ervas artesanal.
As crianças do ensino básico foram conscientizadas sobre a importância da preservação da flora e da fauna por meio de uma peça teatral, brincadeiras e músicas. “Eu gosto muito de animais e aprendi que devemos cuidar muito bem deles e não destruir a natureza por que sem ela a gente não viveria bem”, disse Welington da Silva, 8, estudante do 3º ano da Escola Salmonozor Brasil.
Além da educação científica, a Mostra Camillo Vianna também promove a conscientização social dos jovens. Estudantes dos ensinos fundamental e médio foram esclarecidos quanto aos riscos e consequências do uso de drogas. “Os meus pais sempre falam que usar drogas não é bom e nos prejudica, mas hoje eu pude ver fotos e saber o que as drogas causam. Elas destroem a gente”, confessou Carina Oliveira, 16, aluna do ensino médio da Escola Anésia.
A Mostra Camillo Vianna de Ciência e Cultura continua até amanhã, 25, na Escola Anésia, em Paragominas. Os visitantes poderão conferir palestras sobre a importância da água para a vida, a expansão do universo, tecnologia social, entre outras. Nas oficinas, os estudantes aprenderão a construir experimentos históricos com matérias de baixo custo, um foguete artesanal e um filtro de água alternativo.
A programação do primeiro semestre encerra em junho, quando a Mostra será realizada nos municípios de Moju, nos dias 14 e 15, e Abaetetuba, em 28 e 29.
Confira algumas fotos do evento:
Raphael Freire – Ascom/Secti