Nordeste paraense recebe Mostra Camillo Vianna de Ciência e Cultura
Dando continuidade à política de popularização da ciência no interior do estado, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) realiza, nos dias 10 e 11 de maio, a Mostra Camillo Vianna de Ciência e Cultura no município de Capanema, a 160 km da capital paraense. O evento espera receber cerca de quatro mil visitantes entre educadores, estudantes e o público em geral que terão a oportunidade de conhecer parte da produção científica de importantes instituições de ensino e pesquisa do Pará.
A programação é variada e promete atender a todas as idades. Os interessados em meio ambiente poderão conferir a oficina de Meliponicultura e a como as abelhas sem ferrão produzem seu principal alimento, o mel. Os estudantes também irão aprender a transformar o lixo em adubo orgânico, através da oficina de Compostagem. As atividades são realizadas pela Associação Agroecológica Iara da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).
Aos estudantes do ensino médio serão ofertadas diversas palestras sobre variadas temáticas. Numa delas, os participantes poderão conhecer o trabalho de alguns cientistas paraenses e sua contribuição para o desenvolvimento da pesquisa no estado. Palestras sobre a história da Astronomia, Tecnologias Sociais e Astrobiologia também serão apresentadas. A programação completa pode ser acessada aqui.
Além das palestras e oficinas, haverá uma exposição sobre física térmica e óptica, eletromagnetismo, fauna e flora em Lendas, eletricidade. Também será realizada observação do céu por meio de lunetas e telescópios.