Marabá recebe a Mostra Camilo Vianna de Ciência e Cultura
Uma caravana de professores e estudantes viajou cerca de 660 km até Marabá para levar conhecimentos científicos a mais de 3.500 mil visitantes na Mostra Camilo Vianna de Ciência e Cultura, realizada nos dias 26 e 27, na Escola Geraldo Veloso. Os estudantes dos ensinos fundamental e médio conferiram diversas exposições e participaram de diferentes atividades.
Na quadra da escola, estavam expostos experimentos físicos que demonstravam conceitos mecânicos, térmicos, óticos e eletromagnéticos aplicados no cotidiano dos estudantes. A astronomia foi uma das ciências que encantou os estudantes que puderam conhecer um pouco mais sobre a era espacial e observar os astros e estrelas em lunetas e telescópios.
Nas salas de aula, foram ministradas oficinas sobre reaproveitamento de garrafa PET, construção de foguete e relógio solar, além das palestras sobre adolescência, drogas e violência, a história dos calendários, bullying, os 50 anos da NASA, a importância e melhor utilização de quintais e a evolução da vida no universo. “A palestra sobre astrobiologia foi muito importante para mim, pois minha turma tem um trabalho para entregar essa semana sobre esse assunto, mas a gente não tinha entendido muito bem quando a professora explicou em sala de aula. Agora, vendo vídeos e imagens, ficou bem mais fácil”, comenta Maria de Lourdes, 16, estudante da E.E.E.F e M Liberdade.
O uso de ferramentas didáticas em sala de aula como novas formas de ensino e aprendizagem também foi incentivado no evento. Por meio do Tangram, um quebra-cabeça chinês formado por sete peças que juntas podem formar várias figuras, os participantes da oficina puderam identificar, descrever e comparar figuras geométricas. O jogo pode ser usado como apoio ao ensino da geometria plana e estimula o raciocínio lógico, a criatividade e a capacidade de análise e síntese dos estudantes.
A ciência da saúde também está presente na Mostra Camilo Vianna. Os estudantes puderam saber como acontece a fecundação de um óvulo e os estágios de uma gestação, além de conhecer internamente os órgãos sexuais do homem e da mulher.
A próxima parada da Mostra será no município de Conceição do Araguaia nos dias 29 e 30 de março.
Raphael Freire – Ascom/Secti