Busca

Notícias

conteúdo principal

Navegapará promove cidadania em Rondon do Pará

Moradores de comunidades carentes do município de Rondon do Pará festejaram na última semana a entrega de 56 certificados de conclusão do Curso Básico de Informática, promovido pelo Programa Navegapará, por meio do Infocentro ONG Cidadania. Implantado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Empresa de Processamento de Dados (Prodepa) e a ONG Cidadania, o Infocentro já capacitou gratuitamente quase 300 jovens e adultos, que, desde 2009, passaram a ter suas vidas transformadas pela inclusão digital.

 

As atividades desenvolvidas pelo Infocentro de Rondon do Pará representam um progresso e uma chance real de melhoria da qualidade de vida dos moradores, sobretudo dos jovens, com novas perspectivas profissionais. Localizado no bairro de Jaderlândia, o Infocentro oferece acesso livre à internet, com uma média mensal de 420 acessos. A área é marcada por precariedade na infraestrura básica e pela carência social. “Sonho com uma comunidade com as ruas asfaltadas, água encanada, iluminação e outros benefícios”, revela a aluna Maria de Fátima Viana da Silva, 26 anos.

 

“Grande parte do público que atendemos é oriundo de família de baixa renda. Alguns chegam ao Infocentro sem mesmo saber ligar um computador e, dificilmente, teriam condições de pagar um curso particular. Mas através da parceria com o Navegapará, isso se tornou possível. É uma imensa satisfação podermos contribuir com esse processo”, destaca o presidente da ONG Cidadania, Edivaldo Gavião.

 

A gerente de acompanhamento da Coordenação do Navegapará/Secti, Valéria Sousa, aponta o Infocentro de Rondon do Pará como um modelo a ser seguido por outros centros do Programa. “Os gestores e monitores do Infocentro ONG Cidadania são bastante atuantes e contribuem muito para o aprimoramento do Navegapará, por meio de sugestões, críticas e iniciativas próprias como o blog criado para divulgar suas ações”.

 

Edital – Para as instituições interessadas em desenvolver trabalho semelhante ao que vem ocorrendo em Rondon do Pará, a Secti lançará, em abril, o edital que selecionará órgãos públicos e entidades do terceiro setor sem fins lucrativos com interesse em implantar infocentros.

 

     

Texto: Ana Carolina Pimenta – Ascom Secti