Busca

Notícias

conteúdo principal

Monitores de Infocentros recebem certificados

Foram 12 meses participando de capacitações, cursos e oficinas. Os programas Navegapará e Telecentros.BR certificaram 47 monitores, hoje, 16, no Infocentro São Domingos Esporte Clube, no bairro do Jurunas.  A certificação é o momento em que os monitores concluem suas atividades ligadas a projetos de inclusão digital, dentro e fora dos Infocentros.

 

O período de formação é contínuo e acontece durante duas horas/dia em paralelo a atuação dos monitores nos Infocentros durante quatro horas/dias. Nas 480 horas de formação, os monitores tem contato com noções teórico-práticas de hardware, audiovisual, comunicação comunitária, inclusão digital, internet, instalação de softwares, entre outras. 

 

Uma das atividades dos monitores é desenvolver projetos tecnológico-sociais voltados à comunidade. Um deles surgiu quando, Adelson dos Santos, monitor do Infocentro Unidos Venceremos, na Pedreira, percebeu que a maioria dos frequentadores o Infocentro em que ele era monitor estavam em busca de uma oportunidade profissional, porém não sabiam fazer um currículo nem utilizar email. Foi assim que Adelson ministrou uma oficina para confecção de currículos e manuseio da ferramenta de email. “Foi muito gratificante escutar dos meus alunos o quanto eles aprenderam e saber que duas moças foram chamadas para entrevistas de emprego”, relata Adelson.

 

Na ocasião, Lyanny Araújo, representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) destacou a atuação da Secretaria no processo, realizando a seleção dos monitores e o acompanhamento de suas atividades durante a formação e atuação dentro do infocentro. 

 

Atualmente, cerca de 20 tutores estão atuando na formação de 417 monitores no Polo Regional Norte, que compreende os estados do Pará, Acre e Roraima.

 
Raphael Freire – Ascom/Secti