Busca

Notícias

conteúdo principal

PCT Guamá encerra o terceiro módulo do programa Sistema de Qualidade nos Laboratórios

Aplicar a prática da auditoria interna, a partir da norma brasileira ISO/IEC 19011, nos laboratórios instalados e em fase de implantação no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), será o desafio dos profissionais que estão participando do programa “Sistema de Qualidade nos Laboratórios do PCT Guamá”, que teve mais um módulo concluído neste mês de fevereiro.
 
Os dois últimos módulos, Incerteza de Medição e Auditor Líder em Sistema de Gestão de Qualidade, ocorrerão nos meses de março e abril e consolidarão a formação dos primeiros auditores internos, que terão a oportunidade de preparar, de forma inédita na região, estes laboratórios para auditorias externas, visando a certificação destes ambientes.  
 
Esta capacitação promovida pelo PCT Guamá, por meio da Fundação Guamá, iniciou em dezembro de 2011. Ao contribuir para o processo de certificação prévia dos laboratórios, este parque de ciência e tecnologia também colabora para agregar valor junto às empresas que vão demandar os serviços desenvolvidos por estes espaços de pesquisa e desenvolvimento, garantindo competitividade a este mercado, que ainda é incipiente na região.
 
Possibilidades - O consultor Luiz Henrique Ferreira, da Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, que trabalha desde 1993 com auditorias e está ministrando os módulos do programa, comenta que o mercado de auditoria em sistema de qualidade cresceu  em várias regiões do Brasil, pois o diferencial da certificação garante maior visibilidade e captação de clientes para os laboratórios. “Ano passado, fiz 29 auditorias pela Rede Metrológica e pelo Inmetro em vários estados como São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Ceará. É um mercado bom, que agora começa a ser fomentado na região amazônica”, comenta.  
 
A expectativa dos profissionais que estão participando do programa “Sistema de Qualidade nos Laboratórios do PCT Guamá” é efetivar o mais breve possível a prática da auditoria interna nos laboratórios. “Participei de uma experiência de auditoria interna no laboratório que trabalho dois anos atrás. Com este curso, estou atualizando informações e metodologias. É muito importante adotarmos a norma ISO/IEC 19011, repassada aqui, pois reduziremos erros e garantiremos nossa competitividade no mercado”, comenta Roseane Dias, do Laboratório de Pesquisas e Análises de Combustíveis da Universidade Federal do Pará (LAPAC-UFPA).
 
Para Magáli Coelho, coordenadora da área de Tecnologia Industrial Básica da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), o programa será útil para as atividades que ela desenvolve no projeto de acreditação de laboratórios, que está sendo implantado pela Secti no estado. “É importante aprofundar melhor os conhecimentos sobre esta área”, reforça.
 
O consultor ambiental José Francisco Ramos, que já coordenou o Laboratório de Geociências da UFPA, comenta que o programa está possibilitando uma visão integrada dos sistemas de gestão de qualidade. “A norma ISO/IEC 19011, observada neste terceiro módulo, é bem completa, e mostra a viabilidade de envolver numa única auditoria as áreas ambiental, de tecnologia e segurança, por exemplo. Foi bom participar do curso também para rever estilo de comportamento em auditoria, técnicas e as possibilidades de abertura deste mercado em nossa região”, completa.
 
Solange Campos - Ascom PCT Guamá