Busca

Notícias

conteúdo principal

Secti define homenageado da Mostra de Ciência e Cultura de 2012

Aproximar a ciência do cotidiano do público estudantil oferecendo um espaço de descoberta e reflexão por meio de atividades expositivas e interativas. Esse é o principal objetivo da Mostra de Ciência e Cultura promovida anualmente pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O evento percorre escolas de Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual na capital e no interior. Este ano, o médico e ambientalista Camillo Martins Vianna será o homenageado do evento.

 

Todo ano a Mostra ganha o nome de uma personalidade da área científica ou educacional com atuação de destaque no Pará. Camillo Vianna foi o escolhido deste ano por sua luta pela preservação da cultura e da floresta amazônicas e pelo respeito aos povos da região. “Senti muita alegria ao saber da homenagem. Fiquei muito feliz com o reconhecimento, principalmente por vir de um evento que leva a ciência para dentro das escolas do interior do Pará”, declara Camillo.

 

O ambientalista foi presidente da Sociedade de Preservação aos Recursos Naturais e Culturais da Amazônia (Sopren) e acredita que os problemas amazônicos tem solução, mas para isso “nós precisamos tomar consciência e nos educar, principalmente os jovens e as crianças, de que o meio ambiente é importantíssimo para nossa sobrevivência”, defende.

 

Desde sua concepção, a Mostra de Ciência e Cultura vem integrando ações de difusão científico-tecnológica e atividades culturais que visem à popularização da ciência, da tecnologia e da arte. Em 2012, a Mostra pretende, também, chamar a atenção para a importância da preservação ambiental, O evento possibilita um diálogo lúdico, didático e dinâmico com o público, em especial crianças e jovens, valorizando a criatividade, a atitude científica e a tecnológica.

 

A programação deste ano conta com palestras, oficinas, apresentações culturais, minicursos e exposições interativas. Toda programação é gratuita e aberta à participação de toda comunidade do município onde estiver sendo realizada. A previsão é realizar a Mostra em 10 municípios e atingir cerca de 20 mil estudantes em todo Estado.

 

Raphael Freire – Ascom/Secti