Busca

Notícias

conteúdo principal

Secti e setor empresarial discutem como se tornar mais competitivos

Tornar as micro e pequenas empresas mais competitivas no cenário mundial por meio da Tecnologia Industrial Básica (TIB). Esse foi o principal tema discutido no Fórum Empresarial realizado nesta quinta-feira, 24, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Durante o Fórum, os empresários tomaram conhecimento das ações e metas da Secretaria para indução ao uso e aplicação de serviços laboratoriais e de informação tecnológica que visem à qualidade e eficácia de produtos, processos e serviços. 

 
De acordo com a coordenadora de TIB da Secti, Magáli Coelho, serão investidos mais de 1 milhão e 600 mil reais na acreditação de núcleos e laboratórios do Pará que ofereçam soluções (serviços) para demandas (necessidades) de conhecimentos tecnológicos, além de estimulo a execução de pelo menos 20 projetos na área de Propriedade Intelectual e Qualidade. A Secretaria pretende, também, criar infraestrutura de TIB para segmentos específicos, como fruticultura, pesca e movelaria.
 
Outro assunto discutido no Fórum foi o Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONCITI). O órgão tem como função principal propor as diretrizes básicas para o desenvolvimento e implantação de uma política de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) no estado. Os empresários fizeram importantes contribuições para a minuta de criação do Conselho, sua estrutura, metodologia das reuniões e regimento interno. A próxima etapa é encaminhar o documento para aprovação, por meio de decreto, do Governador Simão Jatene.
 
Este foi o último Fórum Empresarial de 2011. O próximo já está marcado para o dia 26 de janeiro de 2012.
 
 
Raphael Freire – Ascom/Secti