Infocentro do Navegapará coloca visitantes em contato com o mundo
O infocentro do Navegapará caiu no gosto dos visitantes da XV Feira Pan-Amazônica do Livro. Desde o início do evento, na última sexta-feira (2), estudantes, expositores, professores, jornalistas e demais visitantes podem acessar a rede mundial de computadores gratuitamente, em espaço com mais de 30 computadores conectados à internet, no 1º piso do Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
O estudante Joarlison Oliveira (foto), 15 anos, aproveitou para conferir suas páginas nas redes sociais. “Achei a ideia muito bacana. Sempre venho à Feira, e é a primeira vez que vejo realmente disponível para todos. Entre uma caminhada e outra, aqui podemos nos distrair, pesquisar alguma coisa e também passar um pouco de tempo”, disse o estudante da Escola Joaquim Viana, localizada no município de Ananindeua.
Além dos computadores do espaço, quem levar seu netbook, notebook, celulares e demais aparelhos portáteis com acesso à rede, pode se conectar à internet pelo sinal Wi-Fi. A agrônoma Iranise dos Santos, 30 anos, e o empresário Fabrício Rabelo, de São Miguel do Guamá, no nordeste paraense, levaram o notebook e aproveitaram o sinal para resolver questões de trabalho. “Está sendo muito útil", afirmou Fabrício, que nasceu em Minas Gerais e visitou a Feira do Livro pela primeira vez.
Programa do governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Empresa de Procesolvido samento de Dados do Pará (Prodepa), o Navegapará tem como objetivo incluir a população no mundo digital, para que usufrua dos benefícios oferecidos pela internet.
Amanda Engelke - Secom
Foto: Antonio Silva/Ag. Pará