Busca

Notícias

conteúdo principal

Castanhal foi o quarto município a receber a Mostra

“Quatro olhos”, “viadinho”, “rolha de poço”. Com certeza você já deve ter ouvido ou até mesmo falado esses “adjetivos” na escola. Para muitos, uma brincadeira. Para outros, algo muito sério que pode levar à problemas como depressão e isolamento social. Os aspectos envolvendo a prática do bullying escolar foi um dos assuntos abordados na Mostra Clara Pandolfo de Ciência e Cultura realizada nos dias 11 e 12 de agosto, no município de Castanhal.
 
Cerca de 1.500 estudantes da rede pública de ensino passaram pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Castanhal e conferiram diversas atividades, como a palestra sobre o bullying, onde puderam saber as características de quem pratica e as consequências de quem sofre tais agressões, entre outros aspectos. “É comum nós vermos na escola esses xingamentos. A pessoas agredida sempre sofre e o valentão nunca é punido”, comenta a estudante Amanda Ferreira.
 
No ginásio do Campus, durante os dois dias do evento, estavam expostas atividades expositivas e interativas, onde os estudantes puderam aprender na prática alguns princípios da física, astronomia, problemas ambientais causados pelo lixo, aquecimento global, entre outros. Um dos estandes mais visitados foi o de animais peçonhentos, onde os jovens puderam ver de perto cobras e aranhas, e aprender a se prevenir de picadas, identificar sintomas e as medidas imediatas que devem ser tomadas quando a picada acontece. 
 
As crianças também participaram do evento com a oficina de Garrafas Pet, onde puderam confeccionar porta-treco e helicóptero, além de perceberem desde cedo que materiais que provavelmente iriam para o lixo podem ser reaproveitados. “É uma satisfação para nós vermos nossos alunos preparando e expondo atividades para transmitir os conhecimentos que foram repassados a eles por nós”, destaca o professor Loreno Francez, da Escola de Educação Tecnológica do Pará (EETEPA) – Salvaterra.
 
A Mostra foi realizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o IFPA e a Secretaria de Educação (Seduc). “É muito importante que haja essa integração entre o Governo e outras instituições para que nossos esforços sejam potencializados e o maior número de estudantes tenha acesso a esses conhecimentos”, conta Cícero Ferreira, Diretor de Pesquisa e Extensão do IFPA.
 
Castanhal foi a quarta parada da Mostra e segundo a organizadora do evento, Inez Barbosa, até o fim do ano está previsto que mais cinco municípios recebam as atividades do evento. O próximo já está confirmado em Capanema nos dias 24 e 25 de agosto.
 
Confira a galeria de fotos do evento, clicando aqui.
 
Texto e foto: Raphael Freire – Ascom/Secti