Mostra Clara Pandolfo faz sua terceira parada em Santa Bárbara
Quem disse que menino não brinca de boneca? Quem disse que menina não usa camisinha também? Saúde reprodutiva, questões de gênero e violência contra a mulher. Essas foram algumas temáticas abordadas durante a terceira parada da Mostra Clara Pandolfo de Ciência e Cultura realizada nos dias 16 e 17 de junho em Santa Bárbara do Pará e Pau D’Arco, respectivamente.
O evento que contou com a visitação de mais de 1.500 pessoas, levou para as duas localidades palestras, oficinas e exposições científicas, onde os estudantes e moradores da região puderam ter orientações sobre saúde sexual e bucal, aprenderam sobre o uso correto da camisinha masculina e feminina, além de como se prevenir contra a AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
“A falta de oportunidade e acessibilidade tecnológica não nos deixa avançar. Muitos daqui nunca tiveram contanto com atividades como a Mostra e essa é uma possibilidade que nos engrandece”, destacou o prefeito de Santa Bárbara, Ciro Góes.
Além das atividades realizadas pelos parceiros: Planetário do Pará, Grupo Agroecológico Iara, Núcleo de Astrologia (NASTRO/UFPA), Parque de Ciências PET Medicina e Enfermagem (UFPA) e Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar Gerar Nascer e Crescer Saudável (GEPIGENCS), a Mostra também contou com atividades da área da saúde, que ofereceu palestras sobre drogas, violência contra mulher e idosos, conscientização e prevenção da gravidez na adolescência e pedofilia.
As crianças de 4 a 8 anos também foram contempladas com atividades na Mostra. Além de aprenderem sobre educação ambiental e preservação do meio ambiente, as crianças puderam aprender a escovação correta dos dentes e mostraram se realmente absorveram o conhecimento escovando os próprios dentes durante a atividade.
Para conferir as fotos do evento, visite a nossa galeria de imagens.
Deixe sua opinião sobre esta matéria. Faça um comentário abaixo.
Texto e foto: Raphael Freire – Ascom/Sedect