Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Sectet garante Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) em todo Pará

17/04/2024

Por Lilian Guedes Ascom/SECTET

Coordenados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) são realizados com foco em uma área de atuação específica e de rápida duração, com carga horária de 40 a 220 horas. 

Com recursos oriundos do governo gederal e tesouro estadual, as capacitações realizadas promovem a inserção e reinserção ao mercado ao trabalho. No Pará, a Secretaria de Ciência e Tecnologia, em parceria com as Escolas Técnicas, Usinas da Paz, Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Fasepa), Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e demais instituições promovem esta qualificação profissional para o desenvolvimento e prática em diversas atividades do setor produtivo de serviços, indústria e rural, impulsionando jovens e adultos para o mercado profissional. 

Em 2023, foram 3.726 alunos certificados em Belém, Ananindeua, Santarém, Benevides, Marabá, Bragança, Paragominas, Parauapebas, Marituba, Capanema e no arquipélago do Marajó pelo FIC com cursos de manejo de açaí, desenho técnico, fotografia de eventos, assistente administrativo, corte e costura, manicure e pedicure, processamento de frutas, entre outros. 

Em parceira com a Seap, a Sectet também realiza cursos FIC’s em 57 unidades prisionais, proporcionando aprendizado nos setores da indústria, serviços e rural, ofertando ao ano, uma media de 30 cursos.

Para Walmir Guimarães, um dos custodiados da Unidade de Custódia e Reinserção (UCR) de Mocajuba, o aprendizado do curso de hortaliças orgânicas foi gratificante.

 “Aprendi muitas coisas, como a plantar tomate, cheiro verde, couve, alface e coentro. Foi uma experiência incrível, onde podemos trabalhar na prática e me sinto grato por todo o aprendizado”, disse Walmir. 

A conclusão dos cursos dá direito a um certificado que confirma ao titular a comprovação do desenvolvimento das atividades a determinada função e são emitidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).