Busca

Basic page

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

PROGRAMAS, PROJETOS E AÇÕES DA SECTET

  • FORMA PARÁ

O Forma Pará é uma ação do Governo do Estado, coordenada pela Sectet. Lançado em 2019, o programa tem o intuito de aumentar a oferta de cursos superiores, unindo esforço com as Instituições Ensino Superior e as prefeituras municipais. Em 2021, o Forma Pará virou lei e atualmente está presente nos 144 municípios paraenses com a oferta de quase 10 mil vagas.

  • STARTUP PARÁ

O Startup Pará é uma iniciativa do Governo do Estado, desenvolvido pela Sectet, que auxilia o desenvolvimento de ideias e empresas inovadoras. Até o final de 2022, foram investidos quase R$ 10 milhões na execução do programa. Foram nove editais abertos e 366 projetos de Belém e outros municípios do estado inscritos. Desse total, foram selecionados 209  para receber suporte financeiro ou técnico com capacitações. Para a fase de contratação das propostas serão mais de 45 milhões de reais destinados para a inovação paraense.

  • ESCOLAS DE ENSINO TÉCNICO DO ESTADO DO PARÁ (EETEPAS)

Desde julho de 2020, a gestão das Eetepas passou oficialmente da Seduc para a Sectet.  Atualmente, 33 unidades estão sob gestão desta secretaria, sendo quatro inauguradas nesse período: Barcarena, Xinguara, Parauapebas e Breves. De 2021 a 2023, a oferta de vagas na rede subiu de 10 mil para mais de 14 mil vagas, dentre as modalidades Ensino Médio Integrado, Proeja (Programa para Jovens e Adultos) e Subsequente. Nesses quase três anos, foram realizadas ainda amplas reformas para adequação e melhoria da infraestrutura das escolas. Neste período também, as Eetepas receberam a visita da Caravana da Ciência e Tecnologia, projeto voltado à difusão do conhecimento científico nas escolas.

  • QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Além dos cursos técnicos da rede estadual e outros realizados em parceria com Instituições de Ensino Superior renomadas, como IFPA e Uepa, ou por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), coordenado pela Sectet no Pará. A Secretaria ainda oferta regularmente cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC’s) – cursos rápidos - em municípios das 12 regiões de integração do estado, com  parcerias como entes o Sistema S  ou pelo próprio Pronatec. Outro serviço ofertado gratuitamente pela Sectet são os cursos de Educação a Distância (EAD).

  • SECTET NO TERPAZ

A Sectet está presente no programa TerPaz do Governo do Pará com diversas ações e projetos, como o “Meu Endereço: Lugar de Paz e Segurança Social”, realizado em parceria com a Comissão de Regularização Fundiária da Universidade Federal do Pará (UFPA); e o projeto “Mapas Digitais”, em parceria com a Faculdade de Tecnologia em Geoprocessamento da UFPA. Além disso, a Sectet é responsável pelas Salas de Culinária e de Tecnologia presentes em todas as Usinas da Paz. A Secretaria também está a frente de cinco Carretas da Paz que fazem parte do TerPaz Itinerante, são elas: Construção Civil, Gastronomia, Estética, Informática e Refrigeração.

  • TORRE AMAZON TECH

A Torre Amazon Tech, prédio onde funcionava a antiga sede da Sectet em Belém, vai ofertar à população, em breve, serviços relacionados aos programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria. A previsão é de que sejam disponibilizados cursos relacionados a tecnologia e inovação, aulas de reforço a estudantes sobre o conteúdo do Enem e espaço de coworking para startups selecionadas pelo Programa Startup Pará. A Torre também terá um andar destinado ao Programa Forma Pará.

  • “INOVAÇÃO TERRITORIAL NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE IGARAPÉ-PRETO (OEIRAS DO PARÁ) PARA JOVENS E ADULTOS”

O projeto “Inovação territorial na comunidade quilombola de Igarapé-Preto (Oeiras do Pará) para jovens e adultos” surgiu a partir de uma visita técnica realizada em janeiro de 2020 por um grupo de estudos da UFPA ao local. Ele funciona como piloto que pode ser desenvolvido em outras comunidades tradicionais. O projeto ocorre simultaneamente em três eixos: Inclusão Produtiva e Desenvolvimento Local; Infraestrutura e Qualidade de Vida; e Tecnologia da Informação. O objetivo principal é desenvolver competências nos jovens e adultos por meio de oficinas de aprendizagem social e cursos de capacitação e gestão, estimulando o desenvolvimento humano e social equitativo da comunidade.