Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Reunião com gestores das Eetepas celebra melhorias na rede estadual

18/03/2022

Lei 9.104, publicada em 2020, transferiu a gestão das Eetepas da Secretaria de Educação (Seduc) para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet)

Na tarde da última quinta-feira (17), representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), chefiados pelo titular, Carlos Maneschy, reuniram-se com diretores e equipes gestoras da rede de educação profissional e tecnológica do Estado na sede do Conselho Estadual de Educação, em Belém.

Na ocasião, foram pontuadas questões como situações estruturais e administrativas. Além disso, foram esclarecidas dúvidas acerca de processos seletivos e certificados de notório saber. Os gestores também aproveitaram a ocasião para agradecer o titular da Sectet pelo constante apoio e rápido auxílio, além das grandes melhorias realizadas na rede.

“Hoje é um dia ímpar para que possamos testemunhar não só os desafios, mas as conquistas que já tivemos quando passamos para a Sectet. Isso vai de questões estruturais as de suporte de pessoal. Os desafios são grandes, mas confiamos na equipe para que a educação profissional do estado se torne uma referência nacional”, declarou a diretora da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (Eetepa) de Salvaterra, Gisele Abdon.

Para a diretora da Escola Vilhena Alves, Vânia Carneiro, as mudanças ocorridas com a troca de gestão das Eetepas foram transformadoras. “Não só pela reforma física, a mudança nos atingiu de forma a querer melhorar a escola, os funcionários se uniram para melhorar a escola. Vislumbramos lá adiante que podemos melhorar a formação dos alunos”, ressaltou a diretora, que comemorou a captação de 500 novos alunos para a escola.

Nova gestão

No dia 17 de julho de 2020, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) a Lei 9.104, que transferiu a gestão das Eetepas da Secretaria de Educação (Seduc) para a Sectet. A mudança possibilitou a intensificação da integração do ensino médio regular a uma educação profissional e tecnológica, dentro da rede de escolas técnicas já existentes. Durante esse período, a Sectet vem implantando melhorias estruturais, pedagógicas e de pessoal nas escolas, além de manter o diálogo constante com o corpo docente e discente.

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)