Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Eleição define novo Conselho Gestor da Rede Paraense de Tecnologias Sociais

10/11/2015

O último dia do III Fórum de Tecnologias Sociais, ocorrido na Universidade do Estado do Pará (Uepa), nos dias 05 e 06 de novembro, foi marcado pela continuidade das atividades educativas e pela eleição do Conselho Gestor da Rede Paraense de Tecnologias Sociais (RTS/PA). O evento foi realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), com apoio da RTS, e, ao todo, reuniu cerca de 300 pessoas, entre participantes das oficinas e visitantes dos estandes da IV Mostra de Tecnologias Sociais.

A RTS/PA é um colegiado consultivo, integrado por cerca de 49 instituições para coordenar, compartilhar e fomentar ações que contribuam com o desenvolvimento, reaplicação e difusão de Tecnologias Sociais em escala no estado do Pará. Pela nova composição do Conselho Gestor, a Rede continua a ser coordenada pela Sectet, idealizadora da RTS, e outras dez instituições exercerão a função de definir ações de forma conjunta.

O novo Conselho será composto pelas seguintes instituições: a) Eixo Ensino e Pesquisa: Universidade do Estado do Pará (Uepa); Universidade Federal do Pará (UFPA); e Embrapa Amazônia Oriental. b) Eixo Instituições de Governo: Sectet; Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme); Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio). c) Sociedade civil: Fórum das ilhas; Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora); Sociedade Civil Socioambiental e Biotécnológica (Ambiotech). d) Instituições Privadas: Senai Pará; Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB/PA). 

A consolidação da RTS vai ao encontro das diretrizes do Plano de Ciência e Tecnologia do Estado, as quais enfatizam as Tecnologias Sociais como alternativas viáveis para o alcance do desenvolvimento econômico e socioambiental do Pará. O coordenador da Diretoria de Ciência e Tecnologia da Sectet, João Pinho, avalia a importância estratégica da RTS/PA para a formulação de políticas públicas e deliberação de ações nessa área. “Em minha opinião, a ciência e a tecnologia devem servir ao propósito maior de desenvolver socialmente uma nação e seu povo. O desenvolvimento econômico nem sempre está associado ao social, mas não há desenvolvimento social sem o econômico. Daí porque o foco da RTS e de seu Fórum e Mostra Tecnológica é voltado para todos os atores da sociedade em geral, incluindo instituições governamentais em todos os níveis, instituições de ensino e pesquisa, empresas públicas e privadas, organizações não governamentais e de classes, além dos indivíduos de todas as faixas etárias. O tema enfocado neste ano, um dos quatro pilares da RTS, é de suma importância para qualquer ação de desenvolvimento social, pois sem a disponibilidade de energia não há possibilidade de estabelecimento de comunicação à distância e, portanto, de inclusão digital, que é a tendência mundial das telecomunicações, atendimento com água tratada de qualidade para uso humano e aproveitamento em processos produtivos, que, por sua, vez, são os elementos de geração de emprego e renda, meta a ser atingida para proporcionar o desejado desenvolvimento social.”

Texto: Ascom Sectet