Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Mostra de Ciência e Cultura chega ao município de Acará

Após passar por sete municípios paraenses e levar ações educativas, científicas e culturais para mais de 30 mil pessoas, a Mostra Vicente Salles de Ciência e Cultura retoma suas atividades, iniciando sua trajetória no segundo semestre deste ano em Acará, nesta quinta, 8, e sexta-feira, 9. Mais de 10 mil pessoas são esperadas nos dois dias do evento, que é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com diversas instituições de ensino e pesquisa do Estado.

 

Durante a abertura da Mostra, que contou com a presença do prefeito de Acará, José Maria Mota Junior, o Coordenador de Avaliação de Desempenho e Indução em Ciência, Tecnologia e Inovação da Secti, Leonardo Bello, ressaltou a importância do evento: “A união de várias instituições e as parcerias com as prefeituras e secretarias municipais gera oportunidades para facilitar o desenvolvimento pessoal de cada morador, contribuindo, também, para o desenvolvimento cultural, social e tecnológico da cidade que visitamos com as Mostras”. 
 
Programação - No município de Acará, a Mostra acontece na Escola Municipal Professora Maria de Nazaré Pereira Barros e a programação conta com dez palestras, sete seminários, cinco oficinas, programas de auditório para o público infantil e a tradicional exposição ao ar livre, com atividades interativas e experimentos químicos e físicos voltados para estudantes do Ensino Fundamental e Médio. 
 
Entre os destaques está o seminário “O Gênio Paraense”, ministrada pelo graduando em Física da UFPA, Rodrigo Vaz. A palestra aborda historicamente a grande contribuição cientifica ao desenvolvimento da aviação feita pelo cientista acaraense Júlio Cesar Ribeiro de Souza, que desenvolveu, quinze anos antes que Santos Dumont, um sistema de navegação para solucionar os problemas de voos dos dirigíveis e que mais tarde seria utilizado pelos famosos Zepelins, os quais cruzaram o Atlântico e deram a volta ao mundo na primeira metade do século XX.  
 
Para a estudante acaraense Fabiane Santos, de 14 anos, o que mais chamou a sua atenção na Mostra foi a palestra “A Física no Universo”, ministrada pelo graduando em física da UEPA, Victtor Takeshi. “Aprendi coisas que não são ensinadas em sala de aula, como os princípios físicos do fenômeno da Aurora Boreal. Queria que tivesse mais esse tipo de evento aqui em Acará, porque a gente aprende muito”, opina a estudante.
 
A Mostra de Ciência e Cultura continuará nesta sexta, com visitação gratuita das 8h às 17h. Confira a programação completa neste link. Para visualizar fotos das edições passadas da Mostra, curta a fanpage do evento no Facebook. 
 
Texto: Igor de Souza – Ascom Secti