Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Novas bolsas de monitoria para os Infocentros do Navegapará são lançadas

Inclusão digital em espaços públicos, para garantir acesso gratuito da população à internet e a capacitação em informática básica, são hoje, ferramentas importantes de desenvolvimento sustentável em várias comunidades no Pará. Isso tudo deve-se aos Infocentros, criados por meio do programa NavegaPará, que visa à democratização das tecnologias de informação e comunicação e a promoção da integração regional. A Fundação Amazônia Paraense (Fapespa), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), reafirmaram acordo para apoiar a concessão de mais bolsas de monitoria para estes espaços para 2013 ao lançarem, nesta segunda-feira (17), novo edital.
 
A Fundação Amazônia Paraense e a Secti, desde 2011, firmaram acordo de cooperação técnica, objetivando apoiar os Infocentros com a concessão de bolsas de monitoria, em caráter de fluxo contínuo, e, por meio de termo aditivo, prorrogaram a vigência desse apoio até 1º de dezembro de 2015, mantendo todas as cláusulas e condições inalteradas. As bolsas de monitoria contemplarão os Infocentros que já estão em funcionamento e os que estão previstos para serem implantados.
 
Esses recursos financeiros correspondem a um valor global superior a R$ 115 mil, oriundos do Programa Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, da Fapespa, inserido no Plano Plurianual do Governo do Estado. Os candidatos vão concorrer a 24 vagas disponíveis e para formação de cadastro de reserva.
 
A função do monitor, basicamente, é atender ao público no espaço do Infocentro, auxiliar e propor processos que permitam aos usuários fazerem uso das tecnologias da informação e comunicação disponíveis de maneira articulada ao desenvolvimento da comunidade. Os requisitos para disputar as demandas são: cursar ou ter concluído o ensino médio; ter disponibilidade para atuar nos Infocentros por um período mínimo de 20 horas semanais; ter conhecimento em informática básica; ser brasileiro ou estrangeiro em situação regular no país; ter entre 16 e 29 anos de idade e não ter sido bolsista do Programa Navegapará nos últimos seis meses.
 
O candidato a monitor deve cadastrar-se no sistema on line SigAmazônia:  www.sig.fapespa.pa.gov.br, na opção “pessoa física”; caso possua cadastro, atualizá-lo por meio de seu login (C.P.F) e senha. Todas as informações detalhadas sobre o edital estarão disponíveis, no site da Fapespa, acesse aqui.
 
Texto: Simone Campos - Fundação Amazônia Paraense