Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Secti participa da elaboração do Plano de Ação em CT&I na Amazônia

Nesta quinta-feira, dia 14, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/PA) participará da oficina de trabalho do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), com o objetivo de discutir propostas que irão auxiliar na elaboração do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia (PCTI/Amazônia). O Pará é o quarto estado a receber a oficina, a qual já passou pelos estados de Mato Grosso, Maranhão e Amapá.

 

A dinâmica acontecerá no Centro de Tecnologia da Eletrobrás Eletronorte e marca a primeira rodada de trabalho do CGEE, que está percorrendo os nove estados que compõe a Amazônia para ouvir sugestões de representantes do governo, das universidades e do setor empresarial. 
 
 
No período da manhã, serão apresentados e debatidos os princípios para a elaboração do PCTI/Amazônia. À tarde, grupos compostos por representantes de instituições diversas serão organizados em três eixos de discussões: Infraestrutura física e institucional (Grupo 1), Formação, atração e fixação de recursos humanos (Grupo 2) e Consolidação e expansão de polos de inovação regional (Grupo 3). 
 
 
Ao término das discussões, serão escolhidas, de cada grupo, as cinco propostas e ideias mais relevantes para auxiliar a consolidação geral do PCTI/Amazônia, prevista para ser apresentada em outubro deste ano. Após o estado do Pará, o grupo de trabalho do CGEE segue para os estados de Rondônia e Acre, encerrando a primeira rodada de consulta no estado do Amazonas, em abril.
 
 
Plano - O PCTI faz parte da agenda para Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia, no triênio 2013-2015, complementar às agendas de fomento à CT&I realizadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A sua aplicação total deve acontecer nas próximas duas décadas, e tem por finalidade inserir a região em uma matriz de desenvolvimento sustentável, baseada na economia verde. A coordenação técnica do Plano é do CGEE, que completou 10 anos de existência ano passado como uma organização social supervisionada pelo MCTI, com ações voltadas para a gestão e estudos estratégicos em CT&I.
 
 
Texto: Igor de Souza – Ascom Secti