Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Vicente Salles é o homenageado da Mostra de Ciência e Cultura 2013

 Em votação realizada nesta quinta-feira (7), o pesquisador, antropólogo, historiador, folclorista e musicólogo Vicente Salles foi eleito o homenageado da Mostra de Ciência e Cultura 2013, realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com diversas instituições de ensino e pesquisa do Estado. A cada ano, a Mostra de Ciência e Cultura recebe o nome de uma personalidade da área científica ou educacional, com atuação de destaque no Pará.

 

A escolha por Vicente Salles é atribuída a sua importante trajetória profissional, marcada pela preservação da memória cultural paraense. “É uma honra para a Secti poder homenagear um pesquisador de incontestável relevância para nosso Estado. Ano passado, homenageamos Camilo Vianna, ligado à área ambiental e, nesta edição, prestigiaremos Vicente Salles, por sua vasta obra e trabalho incansável na pesquisa histórica e cultural paraense”, destaca a coordenadora de Difusão e Popularização da Ciência da Secti, Tatiana Amaral.

 

Vicente Salles é um apaixonado por tudo o que diz respeito à cultura popular, à riqueza musical, aos fatos históricos, ao povo e à literatura paraenses. Aos 81 anos, o renomado pesquisador, que vive no Rio de Janeiro, recebeu a notícia com emoção e modéstia. Ele disse não merecer tamanha homenagem, mas ficou alegre ao saber que seu nome foi eleito pela maioria da comunidade científica que compõe a comissão organizadora da Mostra. O pesquisador ainda garantiu presença na solenidade de abertura do evento, com data a ser marcada.

 

Vida e obra - Vicente Juarimbu Salles nasceu em Igarapé-Açu, município do nordeste do Pará, em 1931. O interesse por literatura, música e folclore começou bem cedo. Seus primeiros trabalhos foram publicados no jornal A Província do Pará. Em 1954, aos 23 anos, Vicente Salles começou sua peregrinação pelo interior do Pará, pesquisando a história das bandas de música e o carimbó.

 

Nesse mesmo ano, decidiu morar no Rio de Janeiro. Formou-se bacharel em Ciências Sociais pela antiga Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sua produção soma mais de 25 livros e 50 microedições, entre os quais estão títulos como "O negro no Pará", "O memorial da Cabanagem" e "Épocas do Teatro do Grão Pará". Seu acervo, doado ao Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA), deu origem ao atual “Acervo Musical da Coleção Vicente Salles”.

 

O homenageado é membro da Academia Brasileira de Música; da Academia Nacional de Música; do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, e da Comissão Nacional do Folclore, entre outros órgãos e entidades. Já recebeu diversos prêmios, e o título de Doutor Honoris Causa da Universidade da Amazônia (Unama), em 2002, e da UFPA, em 2011.

 

Ana Carolina Pimenta - Ascom Secti