Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Secti terá apoio do CNPq para ampliar programa de pesquisa

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) sinalizou positivamente quanto a integrar o Programa Estadual Redes de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é estabelecer redes de pesquisas cooperativas, intra e interinstitucionais, que possam contribuir para a consolidação de cadeias produtivas estratégicas para o estado, como açaí, cacau e plantas medicinais.
 
De acordo com o titular da Secti, Alberto Arruda, o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, se interessou bastante pelo Programa e analisa formas de contribuir. “Provavelmente, o CNPq atuará na concessão de bolsas que serão incorporadas aos editais”, explica o secretário. Em março, será formado um grupo de trabalho envolvendo representantes da Secti e técnicos do CNPq para discutir como se dará o aporte de bolsas.
 
Em 2013, a Secti, com apoio da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa), lançará três editais públicos para seleção de propostas de pesquisa, com ênfase, num primeiro momento, nas seguintes áreas: Plantas Medicinais e Fitoterápicos; Fruticultura Tropical; Software. Outros editais para formação de redes de cooperação científica estão previstos para 2014.
 
Texto: Ana Carolina Pimenta - Ascom Secti