Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Secti apresenta programa FarmaViva ao Ministério da Saúde

Em reunião ocorrida em Brasília, na última semana, o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alberto Arruda, apresentou o Programa FarmaViva ao  secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos  do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha. De acordo com o projeto, serão implantados, no estado, laboratórios para produção de medicamentos à base de plantas e hortos para cultivo de mudas com certificação.
 
No ano passado, o Ministério da Saúde e o Governo do Estado do Pará, por meio da Secti, formalizaram dois convênios, totalizando aproximadamente R$ 1, 9 milhões, a serem executados no período de dois anos. A reunião em Brasília foi para definir as alterações que serão incorporadas ao projeto, visando ao atendimento das exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com o titular da Secti, tais alterações permitirão a implantação dos laboratórios de fitoterápicos, ainda em 2013. 
 
 
A expectativa é que as “farmácias vivas” instaladas pelo Programa atuem na ampliação das opções terapêuticas ofertadas aos usuários do SUS, de forma a garantir o acesso a plantas medicinais e serviços relacionados à fitoterapia, com segurança, eficácia e qualidade. “Os medicamentos produzidos serão distribuídos gratuitamente à população e devidamente prescritos por profissionais de saúde habilitados, o que representa um grande benefício social”, explica Alberto Arruda.  
 
Texto: Ana Carolina Pimenta - Ascom Secti