Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

PCT Guamá lança edital de lotes destinado a empresas de base tecnológicas

Empresas de base tecnológicas interessadas em implantar bases no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) têm até o dia 30 de janeiro de 2013 para apresentar propostas ao segundo edital de lotes destinado a selecionar empreendimentos com perfil tecnológico inovador. No dia 18 deste mês, às 16h30, haverá um evento de divulgação do edital, no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), onde serão repassadas as linhas gerais da concorrência.

 

Estão sendo disponibilizados para a Concessão de Uso Onerosa cinco lotes com metragens que abrangem de 2.481 até 3.322 m² e se destinam à instalação de empresas e/ou instituições dedicadas à realização de atividades científico-tecnológicas, de pesquisa, desenvolvimento e inovação alinhados às áreas prioritárias de atuação do parque paraense.

 

Já estão implantados no PCT Guamá o Ceamazon, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e o Laboratório de Alta Tensão. Em fase de construção estão o Instituto Tecnológico Vale (ITV), com foco em desenvolvimento sustentável; oito laboratórios de pesquisa e desenvolvimento vinculados à Universidade Federal do Pará (UFPA), à Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e à Embrapa Amazônia Oriental. O PCT Guamá também irá sediar o primeiro laboratório público de biofármacos do Brasil. A implantação da unidade de pesquisa do projeto Parafarma está prevista para iniciar em maio de 2013. Em fase de projeto estão o Instituto de Inovação em Tecnologia Mineral do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Laboratório de Geomecânica, Instrumentação e Computação Aplicada à Engenharia, de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de pontes, ferrovias, rodovias e barragens.

 

Inaugurado em 2010, o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico da Amazônia em operação. Tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), do Museu Paraense Emilio Goeldi e da Universidade do Estado do Para (UEPA).

 

A versão eletrônica do edital está disponível no link: https://www.comprasnet.gov.br. A cópia na íntegra do edital pode ser retirada na Comissão Permanente de Licitação da UFPA, que fica localizada no prédio do Depad, próximo à Gráfica da UFPA, no segundo portão do campus Guamá.

 

Texto: Solange Campos - Ascom PCT Guamá