Navegapará capacita novos monitores de infocentros
Durante nove dias, 17 monitores de infocentros da Região Metropolitana de Belém participaram de uma formação técnica e pedagógica para aprimorarem suas atividades desenvolvidas nos espaços públicos de inclusão digital. A capacitação aconteceu no período de 16 a 26 de outubro e foi ministrada por técnicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa).
Os monitores receberam treinamento de informática básica (editor de texto, planilha eletrônica e editor de apresentação), utilizando o sistema operacional GNU/Linux, além de noções acerca da estrutura e rede de computadores. De acordo com Rosyane Rodrigues, coordenadora do Programa Navegapará/Infocentros, “estão sendo ampliadas as parcerias para promover outras oportunidades de capacitação dos monitores e da comunidade onde eles irão atuar”, garante.
A partir da próxima quarta-feira, 31, os monitores já iniciam suas atividades. Além de atuarem no atendimento ao público no espaço do infocentro, os novos agentes de inclusão digital deverão incentivar o uso efetivo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), ministrar cursos e oficinas de informática básica em software livre, entre outras atividades que ajudem a promover transformações sociais na comunidade, na qual estão inseridos. As atividades do monitor-bolsista serão acompanhadas pelos Gestores/Coordenadores dos Infocentros e pela equipe da Secti responsável pelos infocentros.
Os monitores capacitados foram selecionados por meio de edital público e receberão bolsas concedidas pelo Banco do Estado do Pará (Banpará) no valor de R$ 350,00, com duração de até 12 meses. Desde julho, 111 monitores já foram selecionados pelo Programa e, até a primeira quinzena de novembro, novos monitores serão selecionados.
Texto: Raphael Freire – Ascom/Secti