Mostra Camillo Vianna faz parada em Igarapé-Miri
Nesta sexta-feira, 20, aconteceu o segundo dia de atividades da Mostra Camillo Vianna de Ciência e Cultura no município de Igarapé-Miri. Desde ontem, os visitantes puderam conferir uma programação bastante diversificada que contou com palestras, seminários e oficinas, além de uma exposição sobre assuntos de diversas áreas da ciência. O destaque foi o programa de auditório “Natureza”, apresentado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).
Na quinta-feira, 19, os estudantes participaram de palestras sobre a história dos calendários, prevenção ao uso de drogas na infância e adolescência, conhecimentos afísicos da propagação de calor e o poder de furações e tornados.
A sustentabilidade foi uma das principais temáticas abordadas nas atividades da sexta-feira. A palestra sobre o aproveitamento integral de alimentos mostrou aos estudantes a possibilidade de utilizar partes de alimentos que normalmente são desprezadas pela população. Cascas de frutas e legumes banana, tangerina, laranja, mamão, batata, pepino, berinjela e outros; talos de couve-flor, brócolis e beterraba; entrecascas de melancia e maracujá são exemplos de alimentos que podem ser aproveitados e que contém um rico valor nutricional.
Em uma das oficinas, os participantes aprenderam a reutilizar garrafas pet, cujo destino certamente seria o lixo, para a confecção de uma horta suspensa caseira. As garrafas de plástico também foram a matéria-prima da oficina na qual os estudantes aprenderam a confeccionar foguetes, aprendendo noções de física e aerodinâmica.
Os astros, as estrelas e os planetas também tiveram destaque na programação da Mostra com uma sessão de documentários sobre Astronomia, observação do céu e com as palestras sobre a mitologia das constelações do zodíaco e sobre o sistema solar. “Foi a primeira vez que eu consegui entender como funciona todo o universo”, disse Marcela Moraes, estudante do ensino fundamental da Escola Aristóteles Emiliano de Castro.
Em outubro, o evento faz uma pausa para a realização da V Feira de Ciência e Tecnologia, no período de 17 a 19. A última parada da Mostra Camillo Vianna de Ciência e Cultura, este ano, será no município de Bragança, nos dias 22 e 23 de novembro.
Ascom/Secti