BNDES investirá R$ 10 milhões em programa de educação e C&T
Dez milhões de reais. Esse será o valor investido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em um programa de educação, ciência e t ecnologia desenvolvido pelo Instituto Butantan, a ser implantado no município de Belterra, oeste do estado. A negociação foi feita pelo Governo do Estado, por meio do titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Alex Fiúza de Mello, e por representantes do Instituto no último dia 15, no Rio de Janeiro.
O principal objetivo do programa é restaurar o patrimônio histórico de Belterra e transformar o município em uma base para hospedagem de pesquisadores brasileiros que visitem o local para estudar a potencialidade dos recursos naturais disponíveis na região. Desde 2005, o Instituto Butantan firmou uma parceria com a Prefeitura de Belterra, a qual já resultou em importantes resultados para o município, como a criação do Centro de Memória de Belterra.
Através do Instituto Butantan são desenvolvidos projetos nas áreas da saúde, ciência, turismo, patrimônio e educação em vários lugares do país. A cidade de Belterra foi escolhida por ter uma área propícia para abrigar a base do projeto a ser implantado futuramente. A proposta também é estimular Belterra a ser uma polo de atração turística focado em ciência, tecnologia e meio ambiente.
Ascom/Secti