Governadora inaugura infocentro na Terra Firme
A governadora Ana Júlia Carepa inaugurou mais um infocentro nesta sexta-feira 31, dentro do programa de inclusão digital NavegaPará, desta vez no bairro da Terra Firme. Instalado no Centro Sociocultural São Domingos de Gusmão, o infocentro tem onze computadores e disponibilizará acesso gratuito à internet de banda larga, além de cursos de informática para a comunidade.
A partir da semana que vem, estarão abertas as inscrições para quem quiser se cadastrar para usar o infocentro. A estimativa é que ele atenda a uma média de duas mil pessoas. Os monitores que irão auxiliar os usuários no acesso aos computadores e ministrarão os cursos serão selecionados na própria comunidade e receberão capacitação pela Prodepa, além de uma bolsa-salário, paga a partir da parceria com o Banco da Amazônia.
São também os moradores que vão definir os horários de funcionamento das turmas e de acesso à internet, a partir de um conselho gestor escolhido entre a comunidade.
Ao lado do responsável pelo centro social, Padre Bruno Secchi, a governadora visitou o espaço, viu como os adolescentes estão tendo acesso aos computadores e falou de lá com o responsável pelo infocentro da Nova Marambaia.
Acesso a oportunidades - Ana Júlia Carepa também falou da importância do novo espaço na Terra Firme dentro da perspectiva de enfrentamento da violência. "Não é só fazer a inclusão digital, melhorar o acesso à internet, mas se ter a noção de que educação, saúde, lazer, significa também segurança. Temos de ampliar o efetivo policial, combater o crime organizado, mas também garantir acesso a oportunidades, a cursos".
A governadora ainda anunciou que serão distribuídos em breve dois milhões de cartões de acesso aos infocentros. "Com esses cartões, as pessoas poderão utilizar a rede em qualquer parte do Estado."
Segundo o padre Bruno Secchi, o infocentro reforça uma visão positiva da Terra Firme. "Investir em segurança, fazer inclusão digital, garantir cidadania, fazer com que a presença do Estado seja sentida em políticas públicas é importante para que o povo tenha orgulho da Terra Firme, que tem muita coisa boa, muita riqueza cultural."
Para a moradora Cleuma Oliveira, o infocentro responde a um anseio da comunidade da Terra Firme. "Vim uma vez no centro São Domingos buscar cursos de informática e vi o rapaz que agora é monitor do infocentro tentando consertar computadores velhos para montar uma sala de aula. Hoje, fiquei feliz de ver esse espaço com computadores novos, internet. Para mim, que sou mãe de cinco filhos que vão poder usar isso tudo para conhecer o mundo, é uma alegria."
Com o Infocentro do Centro Sociocultural Domingos de Gusmão, são cinco infocentros já instalados na Região Metropolitana de Belém e dez no Estado. Até 2010, serão 300 infocentros em todo o Pará, dentro do Programa NavegaPará, que prevê a instalação de 16 cidades digitais e a interligação de todo o Estado com rede de internet de alta velocidade.
Texto: Aline Monteiro - Secom
Fotos: Elcimar Neves - Ag Pa