Secti realiza mapeamento de competências internamente
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) está realizando, internamente, um mapeamento das competências dos servidores com o objetivo de fazer com que toda a Secretaria esteja ciente do conhecimento existente e produzido. A iniciativa é da Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT) e o levantamento está estruturado no conceito de Gestão do Conhecimento (GC).
O mapeamento foi aplicado primeiramente entre os servidores da DIT em nível de teste para identificar possíveis dificuldades e a necessidade de ajustes. Na segunda etapa do processo cada Diretoria designou um Multiplicador do Conhecimento para serem treinados e aplicarem o questionário entre os servidores do seu setor.
A Coordenadoria de Gestão do Conhecimento para Inovação (CGCI) está acompanhando todo o processo e de acordo com a Gerente de Inteligência Competitiva, Beatriz Pancieri, “o objetivo do mapeamento de competências não é o de criticar ou punir os servidores diante dos resultados obtidos, mas sim de refletir e identificar formas de melhorar o desempenho das atividades desempenhadas e o relacionamento interpessoal”, esclarece.
Cada diretoria possui seu cronograma de aplicação do mapeamento, o que depende da conscientização e sensibilização dos servidores. Entretanto, o prazo para os servidores enviarem ao multiplicador da sua diretoria é até o dia 29 de março. Todos os servidores que atuam na Secti devem participar. “Se o servidor não preencher o formulário, os resultados da diretoria não poderão ser finalizados. Isto é, o processo conta com o comprometimento de todos os servidores, de forma conjunta e colaborativa”, ressalta Beatriz.
Exceções - Para não prejudicar o processo de análise, o mapeamento foi dividido de acordo com as diretorias existentes na Secti. Entretanto, a DTS, integrada recentemente à Secretaria, realizará somente a autoavaliação, ou seja, cada servidor avaliará a si próprio. Esta mesma regra aplica-se aos servidores que atuam na Secti pelo período de até seis meses. Já o Navegapará e o setor de Engenharia, integrados recentemente à DTS e ao Gabinete, respectivamente, realizarão a avaliação internamente, ou seja, não avaliarão a diretoria as quais pertencem.
Resultados - Após todos os servidores enviarem seus questionários preenchidos, a DIT produzirá um mapa com os resultados da avaliação. Esses resultados gerais serão entregues para os diretores para serem discutidos com os coordenadores da diretoria. Os coordenadores farão o mesmo com seus gerentes e assim sucessivamente. A discussão dos resultados será orientada por um guia impresso e pelos multiplicadores de conhecimento.
Somente o servidor interessado, o multiplicador da sua diretoria e o seu gestor direto terão acesso aos resultados do mapeamento de cada servidor. Os questionários preenchidos serão protegidos por senha e somente as pessoas autorizadas terão acesso. “Este procedimento garante a privacidade do servidor e permite que este fique mais à vontade para realizar as suas avaliações de acordo com suas reais percepções”, garante Beatriz, responsável pela coordenação do mapeamento.
Com os resultados em mãos espera-se identificar as discrepâncias entre o que o servidor avaliou de si mesmo e o que os outros servidores da mesma diretoria/setor avaliaram em relação a este servidor. Para Beatriz, com a análise dos resultados será possível reduzir a perda de capital intelectual pela troca/mudança de servidores, reduzir a redundância de atividades realizadas em áreas distintas da Secretaria, pela falta de comunicação, além de aumentar a satisfação dos servidores, por meio de programas de capacitação, garantindo o alcance dos objetivos estratégicos da Secti.
Para alguns servidores da Secretaria, o mapeamento de competências poderia ser realizado em uma plataforma virtual para facilitar o preenchimento e dispensar o uso de email. Além disso, outros servidores acreditam que a função dos multiplicadores e do responsável pela tabulação das informações deveria ser exercida por alguém de fora da Secti.
Entretanto, a CGCI argumenta que a ferramenta ainda está em processo de aprimoramento devido à necessidade de aplicação periódica na Secti. Além disso, a opção por multiplicadores internos baseou-se na maior capacidade de integração destes com os demais servidores, fato este que provavelmente não seria verificado ou seria dificultado com a atuação de multiplicadores externos. Ainda em relação aos multiplicadores internos, a indicação foi realizada pelos Diretores e fundamentou-se na habilidade em manter o sigilo das informações, além da busca pelo melhor uso dos recursos e do capital intelectual já instalado na Secti.
Para mais informações, os servidores podem acessar ao banner “Mapeamento de Competências” no Espaço do Servidor (https://www.sectet.pa.gov.br/?q=node/2013) ou entrar em contato com o multiplicador da sua diretoria. Confira abaixo quem é o(a) multiplicador(a) da diretoria que você pertence:
DIPLAN - Amanda Loureiro
DCT - Rodrigo Quites Reis
DTS - Cláudia Priscila Figueiro Tobias
DTS/Navegapará - Sheila de Fátima Carvalho Vieira
GABINETE - Giselly Batista Nogueira
DIT – Beatriz Moreira Pancieri
Raphael Freire – Ascom/Secti