Fórum das ICT's tem primeira reunião do ano
Representantes das mais importantes Instituições de Ciência e Tecnologia da Amazônia Oriental participaram, na manhã desta sexta-feira (27), da reunião do Fórum das ICT’s, realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O objetivo do Fórum é construir, a cada reunião, um espaço privilegiado de discussão em torno de políticas e estratégias voltadas à consolidação da CT&I como eixo estruturante do desenvolvimento socioeconômico do Estado do Pará.
Uma apresentação do Instituto Tecnológico Vale (ITV) aos gestores presentes deu início às atividades. Fábio Berwig, gerente administrativo da Vale, destacou que o Instituto foi concebido para ser uma fonte de geração e difusão de conhecimento científico inovador visando ao desenvolvimento socioeconômico, ambiental e tecnológicos.
A Vale prevê a criação de três centros de pesquisa no país: em Belém, em Ouro Preto (MG) e em São José dos Campos (SP). Com foco no desenvolvimento sustentável, a unidade paraense será a primeira a ser construída e ficará instalada no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá). “Já temos projeto arquitetônico definido e a meta é de que, em novembro de 2014, as obras da sede definitiva do ITV estejam concluídas. Até lá, o ITV desempenhará suas atividades, a partir de março de 2012, numa sede provisória em Belém”, explicou o gerente .
A diretora de Inovação Tecnológica da Secti, Gisa Bassalo, foi a responsável por apresentar um panorama atualizado sobre os três Parques de Ciência e Tecnologia (PCT’s) a serem instalados em nosso Estado. Segundo a diretora, a preservação do meio ambiente e a exploração produtiva dos recursos naturais de forma racional e responsável são os objetivos comuns aos três parques. “Com os PCT’s Guamá (Belém), Tapajós (Santarém) e Tocantins (Marabá) queremos transformar conhecimento em serviços úteis à sociedade”.
A diretora explicou que os PCT’s Tapajós e Tocantins estão com projetos arquitetônicos e urbanísticos definidos e se encontram em fase de captação de investimentos para as obras. Já o PCT Guamá está com 98% da infraestrutura básica finalizada. “Acreditamos que ainda nesse primeiro semestre sejam lançados os editais para as seleções de empresas que ocuparão os lotes e de empreendimentos a serem incubados”, destacou Antonio Abelém, presidente da Fundação Guamá.
Para o titular da Secti, Alex Fiúza de Mello, mecanismos como o Fórum das ICT’s e os parques tecnológicos são extremamente importantes por aglutinarem agentes estratégicos ligados à Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e viabilizarem a sinergia em torno da consolidação de uma economia do conhecimento no Estado do Pará.
O Fórum das ICT’s volta a se reunir no dia 30 de março.
Confira as instituições que integram o Fórum das ICT:
- Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI)
- Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá)
- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
- Instituto Evandro Chagas (IEC)
- Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
- Universidade da Amazônia (UNAMA)
- Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)
- Universidade Federal do Pará (UFPA)
- Universidade do Estado do Pará (UEPA)
- Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
- Instituto federal de Educação (IFPA)
- Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
- Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
- Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM)
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA)
- Diretor do Instituto Tecnológico Vale (ITV/Vale)
- Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM
Ana Carolina Pimenta - Ascom Secti