Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Secti reúne servidores para balanço das ações de 2011

Os servidores da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) reuniram-se na última quinta-feira (15) para participar do "I Seminário de Avaliação Interna", que apresentou um balanço das ações desenvolvidas durante o primeiro ano de gestão e o planejamento de atividades para 2012. Os responsáveis pelas diretorias da Secti fizeram uma exposição das atividades de acordo com o previsto no Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

A diretora de Inovação Tecnológica, Gissa Bassalo, destacou os seminários de tecnologia e inovação levados a nove municípios do Estado, o avanço nas obras do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá e a formulação do plano diretor, plano de negócios e termo de referência para os parques do Tocantins e Tapajós.

 

A Diretoria de Inovação Tecnológica também fez um levantamento das incubadoras de empresas instaladas no Pará, cujo perfil será traçado em 2012, para identificar as demandas e serviços ofertados. Em parceria com empresários e representantes de instituições de ciência e tecnologia, a diretoria elaborou o regimento do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conciti) e iniciou a Lei de Acesso à Biodiversidade.

 

Resultados - A difusão e popularização da ciência e tecnologia foi uma das principais ações da Secti durante o ano de 2011. A Diretoria de Ciência e Tecnologia fez oito edições da Mostra Clara Pandolfo de Ciência e Cultura pelo interior do Estado, além da IV Feira Estadual de C&T em Belém. Para 2012 estão previstas 14 mostras e a quinta edição da feira. A diretoria também planeja a implantação do Observatório de CT&I e das redes de pesquisa nas áreas de desenvolvimento de software, biocosméticos, fitoterápicos e cadeias alimentares regionais (açaí).

 

A ideia do seminário foi fazer uma avaliação coletiva em que todos os servidores tivessem voz para sugerir, criticar, elogiar. A coordenadora de Gestão de Pessoas da Secti, Conceição Loureiro, disse que um dos aspectos importantes do seminário é “a visão holística que cada servidor passa a ter do conjunto da secretaria, os avanços, as dificuldades, possibilitando uma gestão mais participativa e por isso mais comprometida”.

 

A coordenadora do programa Navegapará, Monica Braga, apresentou um balanço das atividades de inclusão digital feitas em 189 infocentros instalados em 47 municípios, 45 Cidades Digitais e três telecentros de negócios (em Belém, Santarém e Xinguara). Em 2011, mais de 67 mil usuários foram cadastrados no programa e foram entregues cerca de quatro mil certificados do curso de informática básica. Ano que vem, o programa pretende fazer um fórum de gestores e um encontro de monitores, além de implantar 100 novos infocentros.

 

Raphael Freire – Ascom/Secti