Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Seminário ressalta papel dos parques tecnológicos e incubadoras

A "Nova Competitividade dos Territórios" é o tema do 21º Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, que será realizado no Centro de Eventos da PUC-RS, em Porto Alegre, de 24 a 28 deste mês.  Uma equipe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) participará do encontro e de espaços de reflexão para avaliar o papel de parques e incubadoras na construção de um caminho pautado pela inovação e por estratégias para uma sociedade mais criativa.
 
"O Seminário encara o desafio de fortalecer ainda mais o papel das incubadoras de empresas e parques tecnológicos na promoção do desenvolvimento do capital intelectual, da capacidade de gerar ideias e conhecimentos e de transformar esse potencial em bens e serviços inovadores, socialmente responsáveis e aptos a conquistar parcelas do mercado globalizado", ressalta Guilherme Ary Plonski, presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
 
Para a Anprotec, a nova competitividade dos territórios se configura na busca de suporte ao desenvolvimento de habitats de inovação nos seus diversos formatos e à cultura empreendedora, de estímulo a transformações nas organizações com modelos adaptados às novas realidades. A entidade também trabalha pelo aperfeiçoamento de políticas que promovam o desenvolvimento no âmbito local e a integração regional.
 
Papel
 
"Parques Tecnológicos têm sido agentes efetivos na qualificação das competências regionais. Debater sobre o papel destes ambientes de inovação no âmbito de sua área de influência propicia melhor compreensão quanto ao seu potencial para desenvolvimento regional", afirma Roberto Astor Moschetta, diretor do Tecnopuc e presidente Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (Reginp).
 
Para o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, o tema central do seminário é bastante oportuno, à medida que o País experimenta um ciclo virtuoso de crescimento econômico, com políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento dos territórios de forma sustentável. Os pequenos negócios, segundo explica, são um dos pilares econômicos dos territórios e dos municípios que os compõem. "Os parques tecnológicos e as incubadoras constituem habitats intensivos em conhecimento, inovação e transferência de tecnologia, fortalecendo os processos produtivos nas empresas", assinala.
 
Para o diretor, a presença de instituições que promovem geração e disseminação de conhecimento é essencial à estruturação  e ao fortalecimento de empreendimentos inovadores. "Quando associadas a uma estratégia de aproveitamento do potencial econômico local, essas instituições servem como propulsoras do desenvolvimento do território e do seu entorno, o que torna relevante o debate proposto pela Anprotec neste momento", afirma Carlos Alberto.
 
 
 
 
Fonte: Agência Sebrae de Notícias