Jovens do Benguí concluem curso de Informática
“Nunca havia operado um computador e não sabia o quanto era maravilhoso”, afirmou Josyane Oliveira dos Santos, 22 anos, ao resumir a satisfação de dezenas de jovens que receberam na tarde desta sexta-feira (19), no auditório do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), certificados do curso de Informática, emitidos pelo Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPC).
Para Josyane, o curso foi a garantia de acesso ao mercado de trabalho. “Recentemente participei de uma entrevista de emprego, e a primeira coisa que me perguntaram foi se eu sabia informática. Fiquei tão feliz, pois já tinha terminado o curso e agora vou trabalhar como operadora de caixa”, disse ela.
Edmilson Lobato Júnior, diretor administrativo e financeiro do CPC Renato Chaves, foi um dos incentivadores do curso. "Estou aqui para agradecer a todas as pessoas que trabalharam para que este projeto desse certo, em especial aos nossos jovens universitários, que muito se dedicaram para ministrar as aulas”, declarou.
O curso, que beneficiou crianças e jovens do bairro do Benguí – considerado de grande vulnerabilidade socioeconômica -, foi promovido em parceria pelo CPC, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e comunidade.
Inclusão – Representando o titular da Secti, Alex Fiúza de Melo, Socorro Xavier Fialho ressaltou que o grande objetivo do Programa Navegapará (parceiro do projeto) foi alcançado - a promoção da inclusão digital e qualificação profissional aos participantes. Os padres Ricardo e Manoel, ambos da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, abençoaram os certificados.
A próxima matrícula ao curso está prevista para o início de outubro. Para participar, o interessado precisa estar matriculado na rede pública de ensino. A seleção é feita pela própria comunidade, por meio de suas lideranças comunitárias. Mais informações: fone 4009-6087, com a coordenadora do projeto, Flávia Montalvão.
Texto: Cora Coralina – CPC Renato Chaves
Foto: Eunice Pinto/Ag. Pará